sábado, 21 de novembro de 2009

SOS COSTA NORTE - SOLIDARIO COM O VALE DO TUA!


O Nordeste Transmontano tem vindo a perder população a um ritmo assustador. Uma situação que decorre do abandono ao qual a região tem sido votado pelo Poder Central e para a qual também contribuiu a decisão de encerrar, nos últimos 20 anos, cerca de 300 Km de via férrea, com promessas de desenvolvimento através de estradas como o IP4. O resultado ruinoso significou a atrofia das trocas comerciais, agravamento nos custos de transporte, obrigando pessoas e serviços a abandonarem a região.
A construção da Barragem na Foz do Tua irá agravar esta situação de isolamento, cortando a ligação desta região à rede ferroviária nacional e será mais um atentado ás potencialidades da região. A Barragem inundará uma vasta área do Vale do Tua e cerca de 17 km da Linha Férrea do Tua, obra prima do património ferroviário português e peças inseparáveis da memoria colectiva e da identidade do povo transmontano e parte integrante do Património da Humanidade do Alto Douro Vinhateiro classificado pela UNESCO.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

DIRECTAMENTE DE "ASA BRANCA" - BINÓCULOS ROUBADOS ! E ESTA HEIN ???

retirado del grand "candilhes"


Não sei até que ponto este anúncio irá ajudar ou complicar a identificação dos bandidos. Penso que poderá arruinar por completo a investigação da PSP. O mais certo é que os responsáveis por este furto façam desaparecer os binóculos depois de lerem este anúncio, no entanto, existe a esperança de que alguém possa identificar os criminosos.

Não percebo que tipo de pessoa é capaz de fazer uma coisa destas ao património Público!
Poderá ser um toxicódepente desesperado... vandalismo... um observador individualista... ???

Será pelo dinheiro ou pelos binóculos ? ? ?

terça-feira, 17 de novembro de 2009

MENORES EM RISCO !

MENORES EM RISCO PODEM SER SINALIZADOS NA INTERNET

"A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Ribeira Grande, Açores, disponibiliza a partir de quinta-feira uma ficha de sinalização na Internet, onde podem ser denunciadas situações de risco envolvendo menores do concelho, anunciou esta terça-feira a Comissão."

"Qualquer cidadão pode denunciar de forma anónima uma situação de perigo iminente de um menor remetendo a ficha por correio electrónico, fax ou correio para a comissão"

"A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Ribeira Grande acompanhou, entre Janeiro e Outubro deste ano, 720 menores do concelho, dos quais cerca de 200 eram novos casos"

"negligência na saúde e educação, maus-tratos físicos e psicológicos e abandono escolar"

retirado do Açoriano Oriental

UMA MEDIDA MAIOR PARA ACUDIR OS MENORES!

É reconhecido que esta medida irá facilitar a identificação dos casos problemáticos. Espera-se no entanto que a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens receba os apoios devidos para desenvolver o seu trabalho, caso contrário as denúncias servirão apenas para a estatistica anual.
Os Casos de menores em risco não devem ser envolvidos na teia burocrática e complexa dos tribunais. Devem ser tratados de forma urgente. As crianças são o Futuro!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

UM MERO MERO!

"RESERVA VOLUNTÁRIA DO CANEIRO GERIDA POR POPULARES
Enquanto no resto do arquipélago, mergulhadores e pescadores concorrem pelo espaço marítimo, no Corvo há um exemplo de cooperação entre os dois interessados.
Quando em 1998, a Nauticorvo foi criada, os operadores da empresa encontraram dois meros, enquanto exploravam a zona. Na altura, ficaram na dúvida sobre se deveriam ou não divulgar a descoberta. Optaram por passar vídeos sobre os peixes descobertos nos cafés da ilha.
Em pouco tempo conseguiram sensibilizar os pescadores corvinos para a necessidade de criar uma reserva marinha no local. E em 1999, a área foi declarada pelos habitantes da ilha como Reserva Voluntária do Caneiro dos Meros.
Na altura, existiam apenas cinco ou seis embarcações no Corvo, motivo que facilitou a conversação, segundo Fernando Cardoso, da Nauticorvo. Deixou de existir actividade extractiva no local e hoje é um dos pontos de interesse para o turismo de mergulho da Região.
Por ano, fazem-se apenas cerca de 30 mergulhos na zona. No entanto, pescadores de fora da ilha, continuam a tentar capturar na zona. Hoje, é a própria população que fiscaliza a zona. Uma acção facilitada por se encontrar a apenas 300 metros da costa.
Segundo Fernando Cardoso, a reserva traz mais vantagens do que a caça. “O mero se for vendido é vendido a cinco euros por quilo, por exemplo. Um mero de 20 kg pode valer 100 euros. Enquanto que se ele se mantiver vivo e for uma fonte de atracção para os turistas, é a empresa de turismo que está a ganhar, é a SATA que está a ganhar, porque faz viagens, são os restaurantes da ilha, são os hotéis da ilha, toda a gente ganha com isso. Tem um valor potencial enormíssimo”, defende.
O operador de mergulho acredita mesmo que a criação de reservas pode beneficiar os próprios pescadores. “Está mais ou menos provado que se for criada uma determinada reserva e se essa reserva for mantida durante vários anos, acontece que a população dos peixes cresce e os peixes começam a fugir da reserva para fora, ou seja ajuda a povoar ou repovoar outros locais. A médio prazo o rendimento dos pescadores pode ser maior”, salienta.
A solução para aplicar este exemplo a outras ilhas, de acordo com Fernando Cardoso, passa pela sensibilização. “Tem de se sensibilizar os pescadores e eles têm de entender as vantagens de uma coisa destas. Mesmo que eles não encontrem vantagens em aderir, têm de ver pelo menos que não inconvenientes”.

retirado do Diário insular

NÃO seria importante discutir abertamente o Futuro de toda a Baia do Cintrão??? Da sua importância, da requalificação do Porto da Ribeirinha, que tipo de projecto deve ser efectuado naquele local etc... etc... ?!?! Criar um plano de gestão dos nossos recursos "Túristicos" de forma a que não se esgotem, seria a imagem perfeita de um Povo que sabe viver integrado na Natureza.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

PROMETIDOS 2 MUSEUS DE ARTE CONTEMPORÂNEA PARA S.MIGUEL

Um na Ribeira Grande


Outro em Ponta Delgada



Um não chega ???

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

SOBRE A CAGARRADA!

Quero aqui dar as minhas felicitações e manifestar a minha admiração por todos aqueles que têm mexidos Mundos e fundos para defender esta espécie! O CAGARRO! É certo que não sou especialista nessa matéria, e é precisamente por esse motivo que se calhar nunca falei nesse assunto no Blog SOS COSTA NORTE ou simplesmente porque não interessou até agora. Quero dizer que não fiquei muito surpreendido quando soube que em Stª Maria se confecionam pratos à base de Cagarros (VER), por algum motivo chamamos os Marienses de Cagarros, assim como por algum motivo nos chamam de Japoneses, será que é por causa do bife de golfinho??? Fiquei estupefacto foi com a pequena indirecta que saiu no Jornal AO, na entrevista do D.C. "presidente da Associação amigos dos Açores" em que refere aquela conversa outra vez parvónia que faz referência à existência de "ambientalistas de alcatifa". O que tenho a dizer sobre esta matéria é que qualquer um tem a liberdade e legitimitadade de dicidir quando e como quer ser ambientalista, e penso que no mundo de hoje, o minimo que seja feito neste sentido já é de louvar! Ao que parece, esta personalidade está a tentar desempenhar o papel "mas eu é que sou o"... Continue o seu bom trabalho que tem feito, e já que tem a associação, faz eleições, e tem contabilidade organizada, deixe-se de protagonismos e mãos à obra! Não se esqueça que na prática somos todos aliados! Eu, pessoalmente apoio as vossas iniciativas! E contestarei quando assim o entender, e foi o que viram no caso da Lagoa do Fogo!

De qualquer forma, fica aqui uma justificação (vontade própria|) àquilo que é dito no jornal:

enviado ao representante dos Assuntos parlamentares do Ambiente e Trabalho

"Boa Tarde, tendo em conta que o "SOS COSTA NORTE" não é nenhuma Associação ou ONG, não vejo qualquer relevância na emissão dos pareceres que me são pedidos. Penso que houve um equívoco. De qualquer forma e se ainda assim fazem questão de receber o meu parecer, peço que voltem a pedi-lo mas desta vêz assumindo que estão a pedi-lo ao representante de um movimento de cidadãos não oficial!"

Os melhores cumprimentos
Filipe Tavares
SOS COSTA NORTE