terça-feira, 1 de dezembro de 2009
sábado, 21 de novembro de 2009
SOS COSTA NORTE - SOLIDARIO COM O VALE DO TUA!

A construção da Barragem na Foz do Tua irá agravar esta situação de isolamento, cortando a ligação desta região à rede ferroviária nacional e será mais um atentado ás potencialidades da região. A Barragem inundará uma vasta área do Vale do Tua e cerca de 17 km da Linha Férrea do Tua, obra prima do património ferroviário português e peças inseparáveis da memoria colectiva e da identidade do povo transmontano e parte integrante do Património da Humanidade do Alto Douro Vinhateiro classificado pela UNESCO.
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
DIRECTAMENTE DE "ASA BRANCA" - BINÓCULOS ROUBADOS ! E ESTA HEIN ???
retirado del grand "candilhes"Não sei até que ponto este anúncio irá ajudar ou complicar a identificação dos bandidos. Penso que poderá arruinar por completo a investigação da PSP. O mais certo é que os responsáveis por este furto façam desaparecer os binóculos depois de lerem este anúncio, no entanto, existe a esperança de que alguém possa identificar os criminosos.
Não percebo que tipo de pessoa é capaz de fazer uma coisa destas ao património Público!
Poderá ser um toxicódepente desesperado... vandalismo... um observador individualista... ???
Será pelo dinheiro ou pelos binóculos ? ? ?
terça-feira, 17 de novembro de 2009
MENORES EM RISCO !
MENORES EM RISCO PODEM SER SINALIZADOS NA INTERNET"Qualquer cidadão pode denunciar de forma anónima uma situação de perigo iminente de um menor remetendo a ficha por correio electrónico, fax ou correio para a comissão"
"A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Ribeira Grande acompanhou, entre Janeiro e Outubro deste ano, 720 menores do concelho, dos quais cerca de 200 eram novos casos"
"negligência na saúde e educação, maus-tratos físicos e psicológicos e abandono escolar"
retirado do Açoriano Oriental
UMA MEDIDA MAIOR PARA ACUDIR OS MENORES!
É reconhecido que esta medida irá facilitar a identificação dos casos problemáticos. Espera-se no entanto que a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens receba os apoios devidos para desenvolver o seu trabalho, caso contrário as denúncias servirão apenas para a estatistica anual.
Os Casos de menores em risco não devem ser envolvidos na teia burocrática e complexa dos tribunais. Devem ser tratados de forma urgente. As crianças são o Futuro!
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
UM MERO MERO!
"RESERVA VOLUNTÁRIA DO CANEIRO GERIDA POR POPULARESEnquanto no resto do arquipélago, mergulhadores e pescadores concorrem pelo espaço marítimo, no Corvo há um exemplo de cooperação entre os dois interessados.
Quando em 1998, a Nauticorvo foi criada, os operadores da empresa encontraram dois meros, enquanto exploravam a zona. Na altura, ficaram na dúvida sobre se deveriam ou não divulgar a descoberta. Optaram por passar vídeos sobre os peixes descobertos nos cafés da ilha.
Em pouco tempo conseguiram sensibilizar os pescadores corvinos para a necessidade de criar uma reserva marinha no local. E em 1999, a área foi declarada pelos habitantes da ilha como Reserva Voluntária do Caneiro dos Meros.
Na altura, existiam apenas cinco ou seis embarcações no Corvo, motivo que facilitou a conversação, segundo Fernando Cardoso, da Nauticorvo. Deixou de existir actividade extractiva no local e hoje é um dos pontos de interesse para o turismo de mergulho da Região.
Por ano, fazem-se apenas cerca de 30 mergulhos na zona. No entanto, pescadores de fora da ilha, continuam a tentar capturar na zona. Hoje, é a própria população que fiscaliza a zona. Uma acção facilitada por se encontrar a apenas 300 metros da costa.
Segundo Fernando Cardoso, a reserva traz mais vantagens do que a caça. “O mero se for vendido é vendido a cinco euros por quilo, por exemplo. Um mero de 20 kg pode valer 100 euros. Enquanto que se ele se mantiver vivo e for uma fonte de atracção para os turistas, é a empresa de turismo que está a ganhar, é a SATA que está a ganhar, porque faz viagens, são os restaurantes da ilha, são os hotéis da ilha, toda a gente ganha com isso. Tem um valor potencial enormíssimo”, defende.
O operador de mergulho acredita mesmo que a criação de reservas pode beneficiar os próprios pescadores. “Está mais ou menos provado que se for criada uma determinada reserva e se essa reserva for mantida durante vários anos, acontece que a população dos peixes cresce e os peixes começam a fugir da reserva para fora, ou seja ajuda a povoar ou repovoar outros locais. A médio prazo o rendimento dos pescadores pode ser maior”, salienta.
A solução para aplicar este exemplo a outras ilhas, de acordo com Fernando Cardoso, passa pela sensibilização. “Tem de se sensibilizar os pescadores e eles têm de entender as vantagens de uma coisa destas. Mesmo que eles não encontrem vantagens em aderir, têm de ver pelo menos que não inconvenientes”.
retirado do Diário insular
NÃO seria importante discutir abertamente o Futuro de toda a Baia do Cintrão??? Da sua importância, da requalificação do Porto da Ribeirinha, que tipo de projecto deve ser efectuado naquele local etc... etc... ?!?! Criar um plano de gestão dos nossos recursos "Túristicos" de forma a que não se esgotem, seria a imagem perfeita de um Povo que sabe viver integrado na Natureza.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
SOBRE A CAGARRADA!
Quero aqui dar as minhas felicitações e manifestar a minha admiração por todos aqueles que têm mexidos Mundos e fundos para defender esta espécie! O CAGARRO! É certo que não sou especialista nessa matéria, e é precisamente por esse motivo que se calhar nunca falei nesse assunto no Blog SOS COSTA NORTE ou simplesmente porque não interessou até agora. Quero dizer que não fiquei muito surpreendido quando soube que em Stª Maria se confecionam pratos à base de Cagarros (VER), por algum motivo chamamos os Marienses de Cagarros, assim como por algum motivo nos chamam de Japoneses, será que é por causa do bife de golfinho??? Fiquei estupefacto foi com a pequena indirecta que saiu no Jornal AO, na entrevista do D.C. "presidente da Associação amigos dos Açores" em que refere aquela conversa outra vez parvónia que faz referência à existência de "ambientalistas de alcatifa". O que tenho a dizer sobre esta matéria é que qualquer um tem a liberdade e legitimitadade de dicidir quando e como quer ser ambientalista, e penso que no mundo de hoje, o minimo que seja feito neste sentido já é de louvar! Ao que parece, esta personalidade está a tentar desempenhar o papel "mas eu é que sou o"... Continue o seu bom trabalho que tem feito, e já que tem a associação, faz eleições, e tem contabilidade organizada, deixe-se de protagonismos e mãos à obra! Não se esqueça que na prática somos todos aliados! Eu, pessoalmente apoio as vossas iniciativas! E contestarei quando assim o entender, e foi o que viram no caso da Lagoa do Fogo!De qualquer forma, fica aqui uma justificação (vontade própria|) àquilo que é dito no jornal:
enviado ao representante dos Assuntos parlamentares do Ambiente e Trabalho
"Boa Tarde, tendo em conta que o "SOS COSTA NORTE" não é nenhuma Associação ou ONG, não vejo qualquer relevância na emissão dos pareceres que me são pedidos. Penso que houve um equívoco. De qualquer forma e se ainda assim fazem questão de receber o meu parecer, peço que voltem a pedi-lo mas desta vêz assumindo que estão a pedi-lo ao representante de um movimento de cidadãos não oficial!"
Os melhores cumprimentos
Filipe Tavares
SOS COSTA NORTE
domingo, 11 de outubro de 2009
Ricardo Silva "PS" Ganhou as Eleições na Ribeira Grande! com margem significativa 18,49%
Apesar de algumas divergências de opinião, gostaria de congratular o Dr. Ricardo Silva pelos resultados alcançados nas eleições do passado Domingo dia 11 de Outubro de 2009. Há muito que fazer no nosso Concelho, espero que o Sr. Presidente possa apelar à participação do povo na tomada de decisões e que receba sempre as opiniões de todos! Nós continuaremos a alertar para as questões que consideramos importantes, espero que a CMRG seja sensivel ao que é proposto. Desejamos os votos de um Bom Governo e que o próximo mandato seja melhor que o anterior!quarta-feira, 30 de setembro de 2009
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
A POLICIA MARITIMA E AS AUTARQUIAS QUE IGNORAM A SUA EXISTENCIA.
"Polícia Marítima faz parar obra camarária
A instalação de um parque infantil na Praia do Pópulo foi interrompida depois da Polícia Marítima ter confrontado a Câmara de Ponta Delgada com o facto de estar a intervir, sem autorização, num espaço que é domínio público marítim."
RETIRADO DO AÇORIANO ORIENTAL
O MESMO DEVERIA TER ACONTECIDO NA OBRA DO PORTO FORMOSO, QUE FOI INICIADA SEM EDITAL PUBLICADO E SEM CONCESSÃO DA DROTRH.
A PM NOS SEUS ACORDOS VERBAIS!!! LINDO
terça-feira, 15 de setembro de 2009
CONSUMO DE ÁGUA NOS AÇORES, ELEVADISSIMO...
Região consome 40 milhões de litros de água por dia
Regional | 2009-09-14 13:00
O sector empresarial tem um consumo diário de 14 milhões de litros, enquanto o sector público gasta seis milhões de litros da água por dia.
No que se refere ao consumo particular, em média, os que gastam menos água são os 484 habitantes do Corvo, com 130 litros por pessoa/dia, enquanto os mais gastadores são os 2.492 habitantes de Santa Cruz das Flores, com 560 litros por pessoa/dia.
Este elevado consumo talvez seja explicado porque na ilha das Flores, que possui água com certa abundância, não existem contadores e os residentes pagam apenas uma taxa de 3,50 euros trimestralmente.
Na agro-pecuária, exceptuando a limpeza das explorações, são gastos diariamente 13 milhões de litros de água para matar a sede a 217 mil bovinos, dos quais 86.720 são vacas leiteiras, estimando-se que cada um beba cerca de 60 litros por dia.
Nos Açores existem 7.554 explorações agrícolas, sendo os agricultores abastecidos por redes criadas pelo Instituto Regional de Orientação Agrícola (IROA), que também disponibiliza lagoas artificiais e pontos de distribuição gratuitos.
Para o secretário regional do Ambiente, Álamo Meneses, o consumo diário de água no arquipélago “é muito mais elevado” do que esta estimativa, alegando que “as explorações agro-pecuárias necessitam de muita água para manter uma higiene adequada que garanta a produção de leite de grande qualidade”.
As estimativas apresentadas referem-se a dados recolhidos pela Lusa junto da maioria dos municípios dos Açores e fornecidos pelo Serviço Regional de Estatística, no caso dos concelhos de Nordeste, Povoação e Vila Franca do Campo (S. Miguel), Velas (S. Jorge), Madalena (Pico) e Santa Cruz (Graciosa).
O concelho das Lajes, na ilha das Flores, foi o único que não disponibilizou as suas estatísticas relativas ao consumo de água por particulares e pelos sectores empresarial e público.
SOMEMOS MAIS CERCA DE 40% DO VALOR TOTAL QUE SE PERDE NOS SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE AGUA NA REDE PÚBLICA.
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Alteração do traçado da SCUT no Nordeste !

Subscritores de petição online querem alterar traçado da SCUT
Acresce a necessidade de “possibilitar o desenvolvimento do nosso comércio e criar um ‘polo industrial’ devidamente sustentado.
AÇOREANO ORIENTAL - Regional | 2009-09-01 11:13
sábado, 22 de agosto de 2009
RIBEIRA GRANDE e a sua IMAGEM para o mundo !!!
Outras modalidades | 2009-08-22 10:13
“A essência do surf é a procura da onda perfeita e a responsabilidade da organização de uma prova é assegurar as melhores condições para que os profissionais possam fazer o seu trabalho”, refere a organização da prova açoriana.
O Azores Islands Pro, que vai trazer aos Açores alguns dos melhores surfistas mundiais, decorre de terça-feira até domingo.
Inicialmente, a prova estava marcada para a Praia de Santa Barbara, mas acabou por ser mudada pela a Praia do Monte Verde, a algumas centenas de metros de distância.
As duas praias situam-se no concelho da Ribeira Grande, na costa Norte da ilha de S. Miguel.
Segundo a organização, a mudança foi decidida “após aturada observação e análise dos fundos actuais dos vários locais, bem como dos mapas de ondulações previstas para a próxima semana”.
O português Tiago ‘Saca’ Pires, o sul-africano Jordy Smith e o luso-germânico Marlon Lipke são alguns dos 144 melhores surfistas do mundo que já confirmaram a presença nesta prova, que conta com um prize-money de 145 mil dólares.
A prova açoriana é uma das etapas de seis estrelas (grau máximo) do Circuito Mundial de Surf de Qualificação (WQS) da Association of Surfing Professionals (ASP), entidade que rege o surf profissional a nível mundial.
As provas de seis estrelas são procurados pelos melhores atletas do mundo, já que permitem obter uma elevada quantidade de pontos, necessários para uma qualificação para o World Tour, onde participam os 45 melhores surfistas do mundo."
retirado do Açoreano Oriental de 22 de Agosto de 2009
ESTE EVENTO IRÁ REALIZAR-SE
NA PRAIA DO MONTE VERDE
Monte Verde Verão de 2009 from Filipe Tavares on Vimeo.
SERÁ QUE O CENÁRIO CONTINUA
A SER O MESMO ???
L I X O L I X O L I X O
NAS ENCOSTAS DA PRAIA
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
RIBEIRA GRANDE - QUE FUTURO ???

As Eleições estão à porta! Muito se FALA, muito se DIZ."Mudança a Sério" ou "No Bom Caminho" ???
EU penso que já está na hora de escolher um "bom caminho" para uma "mudança a sério" e que ganhe o mais competente.
Esperemos que o candidato eleito seja iluminado por uma força divina e seja sensivel às questões que debatemos.
O QUE É ISTO AFINAL??? BRUXARIA ??? MALVADEZ ???
ACONTECEU NO PICO DA PEDRA Este facto associado a outros actos de malvadez contra os animais é a prova provada que nos Açores muito há para fazer em termos de educação em prol do bem-estar animal e em defesa dos direitos dos animais, por muito que isto custe a muitos pseudo iluminados.
Pico da Pedra, 17 de Agosto de 2009
Teófilo Braga
domingo, 16 de agosto de 2009
Mudar o mundo à mesa do café
Ontem à noite, à saída de um bar em Ponta Delgada, fui abordada por um jovem na casa dos 30 e poucos, da Ribeira Grande.A conversa começou com "Posso fazer-te uma pergunta, na boa?", eu obviamente respondi que sim, mesmo sabendo que quando a abordagem começa desta maneira, pergunta de "tarelo" não há de ser. E não foi.
- Porque é que és tão contra as Touradas na Ribeira Grande e não contra as Cavalhadas?
Respondi que não via as Cavalhadas há uns 10 anos. E ele continuou: "Sabes que os cavalos são maltratados e outros até morrem depois?", ao que respondi que tinha noção que fosse de todo possível que acontecesse mas que na verdade não tinha conhecimento.
"Mas devias saber, porque é uma tradição da tua terra em vez de te preocupares com as Touradas."
Ora aqui está um ponto importantíssimo.
Se, segundo o rapaz em causa, temos uma tradição que merece atenção e alterações de algumas "regras" em prol do bem estar animal, porquê importar outra?
Crescemos a ver as Cavalhadas. As crianças até nem vão ver as Cavalhadas em si mas sim os cavalos. Muitos olham para o cortejo como um todo e esquecem-se que são pessoas que montam animais, que não sabemos o que se passa antes ou depois. Vemos a parada, voltamos para casa e só voltamos a pensar no assunto no ano seguinte.
É muito mais fácil aperceber-mo-nos de tudo o que está à volta de uma coisa, como as Touradas ou outra qualquer, quando é uma coisa que não faz parte de nós e nos é estranha.
No outro dia vi que na Índia atiram os bebés de uma certa altura, caído num pano que algumas pessoas seguram. Supostamente o "ritual" tem como finalidade dar sorte ao bebé.
É uma tradição entranhada na Índia, para eles faz todo o sentido e mesmo os bebés que crescem e se tornam seres miseráveis, sem sorte nenhuma hão de continuar a fazer o mesmo aos filhos.
É uma tradição para eles importante e que faz sentido? É.
Se para nós faz sentido e queremos importa-la? Não me parece.
Tentei então explicar ao jovem que, para além das Cavalhadas temos muita coisa na sociedade que precisa ser alterada, pensada e repensada, por isso devemos que prevenir a "entrada" de outros problemas. Se o mundo todo se mobiliza para acabar com qualquer tipo de tourada, por todas as coisas que isto implica, porque é que São Miguel tem de ir no caminho contrário?
Até aqui tinha explicado a minha posição e pensei que a conversa de baseava nisto, trocas de opiniões que divergem em alguns pontos. Ele achava que era urgente intervir nas Cavalhadas, eu achava que era prioritário impedir a entrada de outra tradição que precisasse de "arranjos".
Toda gente tem direito a expressar a sua opinião, seja ela certa ou errada.
Eu também passo a vida a pedir aos apreciadores de touradas que me tentem explicar qual é a piada e beleza daquilo, não seria por isso que se deixaria de ter uma conversa civilizada.
A conversa descambou quando o jovem me pergunta "Mas porque é que não fazes nada em relação às Cavalhadas?"
É o tipo de pergunta que não tolero nem suporto a não ser que a pessoa já esteja fisicamente incapacitada ou senil. Perguntei-lhe se achava mesmo que deveria ser feito algo em relação às Cavalhadas e respondeu-me "Claro, tu e os teus amigos deviam fazer qualquer coisa."
Perguntei-lhe então se conseguia ouvir-se a si próprio. Por que teria de ser eu e os meus amigos? Por que não poderia ser ele e os dele? Ou ainda nós todos juntos? São tão cidadãos como eu, podem e devem ter um papel activo na sociedade.
Meio atrapalhado respondeu-me que não tinha paciência.
Perguntei-lhe se ficava sempre à espera que fossem os outros a fazer alguma coisa por ele.
O típico rapaz da chamada geração de chumbo do pós 25 de Abril, ficou a olhar para mim como se estivesse a ouvir tais palavras pela primeira vez na vida, e se calhar até estava! Disse-lhe que como cidadão, tem liberdade para se fazer ouvir e criticar o que está bem mas também e tentar mudar o que está mal. Somos nós que fazemos a sociedade em que vivemos e é nossa responsabilidade fazer parte dela de uma maneira activa e não sermos comandados ao sabor de quem governa.
Respondeu-me que não tinha paciência, que haviam muitos lobbys e só me estava a dar uma dica.
Pois há, mas ele escolheu fazer parte desses lobbys quando arranjou um belo tacho e agora ficou de cú preso e boquinha calada. Resta-lhe abordar pessoas para "dar dicas" e pedir que A ou B e os seus amigos façam alguma coisa em relação a X e Y.
É sempre triste ver as pessoas a criticarem tudo e nunca darem a cara por nada. Com medo disto e daquilo, e agora até com a desculpa da falta de paciência, que é mais deprimente do que assumir que não se tem coragem de por o tacho em risco.
Que tenhamos opiniões e visões diferentes sobre qualquer assunto, é questão de discuti-las e debatê-las mas ficar sempre à espera que sejam os outros a fazer alguma coisa, nunca mais vamos a lado nenhum.
Queremos sempre mudar o mundo sentados à mesa do café a beber umas minis e comer uns tremoços. Refilamos porque isto é assim, aquilo é assado. É estúpido fazerem aquilo, deviam era fazer isto. As pessoas deviam dizer isto, as pessoas deviam fazer aquilo.
Toda gente fala, toda gente quer mudar, mas na hora de dar o corpo e a cara ao manifesto foge tudo e ficam à espera que sejam os outros a fazer por eles.
Deixo a Ribeira Grande, São Miguel, os Açores e Portugal na esperança que as gerações futuras prefiram morrer de pé a terem que viver sempre ajoelhadas!
Cassilda Pascoal
http://arquipelagodosanimais.
sábado, 15 de agosto de 2009
ANÓNIMOS ACTUAM NA LAGOA - LIBERDADE DE EXPRESSÃO - QUEREM FAZER OUVIR A VOZ DOS ANIMAIS !!!


Palavras de ordem anti-touradas em cartaz do PS/Lagoa
“Cancelado por crueldade” – proveniente de movimentos "anti-tourada” -, foi a frase que se podia ler em autocolantes afixados esta sexta-feira num dos outdoors de campanha do Partido Socialista às eleições autáquicas
Através de comunicado, o PS/Lagoa manifestou-se este sábado "profundamente consternado".
"Um dos outdoors de campanha da candidatura do Partido Socialista às eleições autárquicas na Lagoa (concretamente junto ao nó da via rápida, na Atalhada) foi danificado pela afixação de autocolantes com a seguinte mensagem inscrita: anónimos", denuncia o PS.
Para os socialistas, "este tipo de atitude desprezível é certamente proveniente da ignorância de alguns, que pautam a sua intervenção social por actos de vandalismo.".
No comunicado pode ainda ler-se que o Partido Socialista na Lagoa, enquanto entidade política responsável e respeitadora da Lei, não condena a Liberdade de Expressão, mas "sim a mediocridade de algumas pessoas que sucessivamente violam direitos políticos expressos na Constituição da República Portuguesa"
Assim, o PS condena "veementemente" o que apelida de "comportamento menor e ignorante, seja praticado contra o PS, seja contra qualquer outra força política que democraticamente aja na sociedade portuguesa", pois - acrescenta-se -, "é inacreditável que na defesa dos direitos dos animais se viole uma série de disposições constitucionais; este tipo de movimentos (supostamente “anti-tourada”) apenas vem deitar por terra o trabalho e o grande esforço de instituições credíveis, idóneas e socialmente reconhecidas, cujo objectivo é a defesa dos direitos dos animais, e que merecem todo o nosso respeito".
O PS/Lagoa vai mesmo mais longe e apelida de "vândalos de pouca coragem" os autores anónimos.
INSTALA-SE
EM S.MIGUEL
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
MAIS TOURADAS ??? ESTÃO LOUCOS ???
Mas parece que alguém teve a feliz ideia de cancelar a tourada nas Capelas
VEJAM ESTE VIDEO.
NÃO QUERO FAZER PARTE
DE UM POVO QUE PROMOVE
ESTA ESTUPIDEZ !!!
A questão foi colocada ao Bispo dos Açores, D. Antonio de Sousa Braga:
D. Antonio respondeu:
O que nós temos no Evangelho de Jesus é mandamento do amor do próximo: querer bem aos outros, como queremos bem a nós mesmos. Quanto à criação e aos outros seres vivos, está tudo ao serviço do ser humano, de forma racional e razoável. Mesmo que os animais não tenham o mesmo tipo de autoconsciência do ser humano, devem ser respeitados na sua integridade e, consequentemente, não devem ser objecto de sofrimentos gratuitos e inúteis.
CONTRA TOURADAS
SEM TRADIÇÃO
ACREDITAMOS QUE A
RIBEIRA GRANDE
SERÁ O PRIMEIRO MUNICIPIO
DOS AÇORES
ANTI-TOURADAS
OU SERÁ PONTA DELGADA ?!?!?!
É CERTO QUE DA LAGOA
NÃO PODEMOS ESPERAR
GRANDE COISA
INFELIZMENTE
BARBAROS !!!
IGNORANTES !!!
CRUEIS !!!
MONTE VERDE OUTRA VEZ
Açoreano Oriental - Regional | 2009-08-06
A questão foi levantada pela Associação dos Amigos dos Açores que se queixou dos maus cheiros existentes na praia, provenientes da linha de esgotos que desagua nesta baia.
A Câmara Municipal da Ribeira Grande reconhece que a situação não pode ser resolvida de um dia para o outro, mas garante que está a fazer de tudo para não pôr em causa a saúde pública.
"A qualidade da água desde o início da época balnear tem sido boa. Portanto, nós aqui nunca levantamos qualquer tipo de problema ao facto das pessoas tomarem banho, porque nunca nos foi remetida nenhuma análise que pusesse em causa a saúde pública das pessoas", disse Marco Sousa, administrador delegado da Ribeira Grande Mais, à Açores TSF.


