terça-feira, 15 de setembro de 2009

CONSUMO DE ÁGUA NOS AÇORES, ELEVADISSIMO...

Região consome 40 milhões de litros de água por dia

Regional | 2009-09-14 13:00

O consumo diário de água nas ilhas dos Açores ascende a cerca de 40 milhões de litros, estimativa que exclui, por impossibilidade de cálculo, a água consumida na limpeza das explorações agrícolas.
Os valores recolhidos pela Lusa indicam que os cerca de 245 mil habitantes do arquipélago consomem seis milhões de litros de água por dia, que é menos de metade do consumo diário dos bovinos existentes no arquipélago, que ascendem a 13 milhões de litros.

O sector empresarial tem um consumo diário de 14 milhões de litros, enquanto o sector público gasta seis milhões de litros da água por dia.

No que se refere ao consumo particular, em média, os que gastam menos água são os 484 habitantes do Corvo, com 130 litros por pessoa/dia, enquanto os mais gastadores são os 2.492 habitantes de Santa Cruz das Flores, com 560 litros por pessoa/dia.

Este elevado consumo talvez seja explicado porque na ilha das Flores, que possui água com certa abundância, não existem contadores e os residentes pagam apenas uma taxa de 3,50 euros trimestralmente.

Na agro-pecuária, exceptuando a limpeza das explorações, são gastos diariamente 13 milhões de litros de água para matar a sede a 217 mil bovinos, dos quais 86.720 são vacas leiteiras, estimando-se que cada um beba cerca de 60 litros por dia.

Nos Açores existem 7.554 explorações agrícolas, sendo os agricultores abastecidos por redes criadas pelo Instituto Regional de Orientação Agrícola (IROA), que também disponibiliza lagoas artificiais e pontos de distribuição gratuitos.

Para o secretário regional do Ambiente, Álamo Meneses, o consumo diário de água no arquipélago “é muito mais elevado” do que esta estimativa, alegando que “as explorações agro-pecuárias necessitam de muita água para manter uma higiene adequada que garanta a produção de leite de grande qualidade”.

As estimativas apresentadas referem-se a dados recolhidos pela Lusa junto da maioria dos municípios dos Açores e fornecidos pelo Serviço Regional de Estatística, no caso dos concelhos de Nordeste, Povoação e Vila Franca do Campo (S. Miguel), Velas (S. Jorge), Madalena (Pico) e Santa Cruz (Graciosa).

O concelho das Lajes, na ilha das Flores, foi o único que não disponibilizou as suas estatísticas relativas ao consumo de água por particulares e pelos sectores empresarial e público.

SOMEMOS MAIS CERCA DE 40% DO VALOR TOTAL QUE SE PERDE NOS SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE AGUA NA REDE PÚBLICA.

1 comentário:

  1. Caro Filipe,
    Não creio que um consumo diário, per capita, de 163 litros seja elevadíssimo...
    Um abraço,
    Rui Coutinho

    ResponderEliminar