domingo, 24 de janeiro de 2010

NOVAMENTE LAGOA DO FOGO - PASSADIÇO DOS DIABOS


Exmo Senhor Secretário Regional do Ambiente

Com base na noticia públicada no Açoriano Oriental de 24 de Janeiro de 2010, venho desta forma pedir a vossa Excelência que me actualize sobre a questão da obra que "pretendiam" realizar na Lagoa do Fogo, que foi discutida entre a maioria dos grupos Ambientalistas da Ilha de S.Miguel e que o Sr. reforçou no final da reunião para que não nos preocupassemos mais com o assunto!

Consulte documento anexado a este email.

Os melhores cumprimentos e votos de um 2010 recheado de prosperidade.
Filipe Tavares


2 comentários:

  1. Caro Sr. Filipe Tavares,

    Tal como referido anteriormente, qualquer solução que venha a ser encontrada para a visitação, ou não, da Lagoa do Fogo, ela irá ser integrada no respectivo Plano de Ordenamento de Lagoa. Este Plano será executado sob a coordenação da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e após, entre outras, fases de estabelecimento técnico de cenários e de participação pública, será vertido num documento com valor legal. O que o jornalista do Açoriano Oriental escreveu e é verdade, é que, à partida, a Direcção Regional do Ambiente não tem convicções pré-estabelecidas sobre o passadiço. A nossa grande limitação é que não fique em perigo o equilíbrio natural e paisagístico da Lagoa do Fogo. Se isso incluir não haver passadiço, ele não existirá. Por outro lado, todas as acções propostas serão devidamente justificadas e disponibilizadas antecipadamente ao público para a sua discussão.
    Entretanto, até que este Plano esteja concluído, as únicas actividades agendadas para a Lagoa do Fogo são a fiscalização, monitorização ambiental e o combate à flora invasora. Em relação a este último ponto, depois de no ano passado ter sido limpa uma área de 10 hectares com Gunnera tinctoria, de Hydrangea macrophylla (hortênsia), de Hedychium gardneranum (conteira), de Polygonum capitatum (erva-confeiteira), de Scrophularia scorodonia e de Leysesteria formosa (madresilva-dos-Himalaias), iremos fazer a manutenção desta porção e ampliar a zona livre de invasoras.
    Penso que isto clarifica a sua observação, mas, caso considere que há algum detalhe a rever, estarei à vossa disposição.

    Enviando os melhores cumprimentos,

    Frederico Cardigos

    Director Regional do Ambiente

    ResponderEliminar
  2. Caro Frederico, já que se encontra
    atento a estes blogs e possuem intenções
    supostas de protecção à natureza, porque não
    começar já a fazer manutenção do já existe
    e deixar de inventar coisas sem sentido nenhum!

    Como por exemplo o acesso via miradouro da R.Grande, onde existe derrocadas, escada quebrada provocando grande perigo a quem lá desce??

    Isto é tudo muito bonito, muito bla bla, mas continuo a ver que não passa de areia atirada aos olhos das pessoas, tanto por parte das entidades relacionadas com o governo, como por
    parte das ditas associações ecológicas, somente disputas de $ e nada mais!estas ilhas
    são/eram, pois com tanta construção da qual caracterizo de aberrações, monumentos da natureza! Em vez de andarem a preocupar-se com
    assuntos literalmente estúpidos, comecem a tomar real acção!formar pessoas para preservar, construir núcleos/divisões por áreas com vigilantes da natureza, porque ter 2 ou 3 de que serve?somos pequenos mas não assim tão pequenos.

    Abrem os olhos!temos algo de único ao qual
    estamos literalmente destruindo!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar