quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Porto da Ribeirinha - QUE FUTURO ???

Já foi referido por diversas vezes neste Blog, a intenção de "requalificar" o Porto da Ribeirinha por parte da CMRG e SRCTE. Pelo que percebi, a intenção é criar as condições adequadas para a varagem de pequenas embarcações (motas de água, semi-rigidos, boca aberta), parque para embarcações, melhorar a zona balnear e criar condições para que se desenvolva a prática do Mergulho, uma actividade que se quer ver como uma das mais valiosas ofertas turisticas da Região.

Eu iria um pouco mais longe!

Para quem já mergulhou nas "redondezas" do Porto da Ribeirinha certamente já reparou que prácticamente não existe peixe naqueles mares. A minha pergunta é:

Um local de varagem e com caracteristicas de porto é compativel com a prática de Mergulho ???

Pensei cá para mim, será possivel CLASSIFICAR toda aquela baia como "Reserva subaquática Natural", há pouca construção, o espaço poderá ser melhorado no ambito da sua integração paisagistica, a pesca submarina poderá ser proibida ou ter limitação de captura, podem colocar lá um vigilante permanente no Verão... etc, etc, etc...

Poderá vir ser a Reseva Natural de Santa Iria ou Ponta do Cintrão!

Quem já mergulhou no ilhéu de Vila Franca (reserva natural) certamente já se apercebeu da quantidade de peixe que por lá anda e da forma como o peixe se comporta. A Criação desta reserva será o ponto de partida para que a Ponta do Cintrão se venha a tornar num excelente espaço balnear com optimas caracteristicas para a práctica do Mergulho. Penso que a questão relacionada com a varagem de barcos não deve ser colocada de parte e a localização da rampa deverá manter-se exactamente onde já existe uma.

7 comentários:

  1. hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que a rampa de varagem, desde que enquadrada na paisagem e adequada ao material rochoso, não é incompativel com actividades de mergulho.

    Afinal quantos barcos andam por lá?

    ResponderEliminar
  3. claro, sempre houve rampa no local, realmente existe meia duzia de barcos de madeira e os restantes barcos serão trazidos a reboque directamente para o mar e posteriormente recolhido. Sugiro que a rampa continue a ser a mesma que lá existe, reconstruida e melhorada e que não alterem muito a configuração actual do pequeno porto!

    ResponderEliminar
  4. Quando é o funeral deste blog?

    ResponderEliminar
  5. O blogger tanto pintou, que o seu funeral encomendou.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar