segunda-feira, 1 de junho de 2009

ANTES QUE FAÇAM ASNEIRA, DÊ A SUA OPINIÃO - O QUE DEVERÁ SER FEITO PARA MELHORAR O PORTO DA RIBEIRINHA ?





O Porto da Ribeirinha, é um lugar com História, e muito Especial para muitos cidadãos. Sabendo que é pretenção do Governo intervir naquele lugar, resolvemos levar este assunto a debate, de forma a encontrar uma solução harmoniosa e partilhada pelos cidadãos para a requalificação daquele pequeno PARAISO. Fazemos desde já o apelo à Câmara Municipal da Ribeira Grande para que promova um debate Público acerca deste assunto de forma a evitar situações desagradaveis, semelhantes à contestação do projecto adoptado para a requalificação da "Praia dos Moinhos" e que considere como válidas as sugestões colocadas neste BLOG.

Aqui o CIDADÃO poderá partilhar o que no seu entender será a solução mais adequada para a Requalificação do "Portinho da Ribeirinha!

Poderá ter em conta os seguintes aspectos:
Acesso de carros e pessoas, Estacionamento, Balneários, Rampa de varagem, zonas onde se "apanha sol", pontões, quebra-mar, as paredes em pedra que caracterizam o local, as escarpas perigosas que circundam aquela zona balnear, rochas que caracterizam o local, zonas de apoio ao mergulho de escafandro, zona para a colocação dos barcos, implantação de percursos flutuantes em madeira amovivel sobre as rochas, eliminação do betão existente, limpeza subaquática de toda a baia.

Defende uma intervenção simples ou complexa?!?!

Filipe Tavares

27 comentários:

  1. NADA. Não façam nada que é o melhor que podem fazer.

    ResponderEliminar
  2. Isso mesmo, não façam, ao menos não fazem porcaria. A Ribeirinha precisa de um enorme investimento social, não de obras de fachada.

    ResponderEliminar
  3. Aquele porto é lindo!
    Mas o pessoal deixa muito lixo, plásticos, etc.
    Talvez arranjar o asfalto já existente, se estiver danificado, e sem dúvida por caixotes do lixo (sem ser o bidão que lá está) e uma placa informativa a pedir às pessoas que não deitem lixo nem para o mar, nem para o chão.
    Mais nada! Nada de madeirinhas flutuantes, nem duches, nem bares e, muito menos, mais betão!!!
    Temos que exigir que a Câmara abra o jogo e sujeite o projecto de intervenção a debate público!

    ResponderEliminar
  4. O Porto da Ribeirinha é um dos meus lugares preferidos. Em adolescente, era normal ir ali pescar com os amigos. Durante o Verão, é lá que faço regularmente o meu banho matinal, e é maravilhoso estár naquele cenario principalmente durante a manhã.

    Certo dia, fui lá mergulhar, e acabei por dedicar o meu mergulho à limpeza do fundo daquela baia, retirando todo o lixo que conseguia. O cenário debaixo de água é mau. Lembro-me que colocava o lixo em cima de uma rocha, e pedi a um miudos que lá estavam para me ajudarem e colocarem o lixo mais acima. Quando acabei o mergulho, não encontrei lixo nenhum. Pensei, bom os miudos realmente deram uma grande ajuda. Quando fui agradecer, perguntei-lhes onde tinham colocado o lixo! Estes responderam, "nós atiramos para o mar daquele lado, porque lá não tomamos banho!"

    +

    Certo dia estava no Portinho quando de repente chegou um barquinho com uns pescadores "desportistas". Estes, depois de vararem o barco, abriram duas cervejas, beberam-nas de "Penaltie" e atiraram as garrafas para a água numa espécie de competição para ver qual ia mais longe!

    +

    Vária vezes adverti criancinhas que vão ali banhar-se, tendo já tido algumas discuções com irmãos mais velhos. Trazem os seus lanches, e depois da refeição atiram os plásticos e papeis para a água e para o calhau!

    REALMETNE É PRECISO FISCALIZAÇÃO NO VERÃO E A APLICAÇÃO DE MULTAS.

    Quanto às Obras que querem fazer, espero que seja mais no sentido de retirar a porcaria que anteriormente fizeram naquele local, e com bastante cuidado para não se poluir a Baia. De qualquer forma estou à espera de informações sobre o tal "Estudio Prévio" para saber o que realmente pretendem fazer no Porto da Ribeirinha. Vamos lá ver se não estão com ideias infelizes de fazer pontões e plataformas de betão!!!

    Filipe Tavares

    ResponderEliminar
  5. Penso que ainda há muito a fazer neste marvilhoso local, eu como ribeirinho acho que há necessidade de garantiar a segurança de todos os que utilizam aquele local, pois vendo bem de vez em quando há queda de pedras das rochas que a todo o momento ameaçam cair, por isso penso que em primeiro lugar está a segurança das pessoas, em segundo lugar fazer um varadouro digno para os barcos ali existentes, bem como melhores condições para entrar e sair da água, visto todos eles pagarem imposto ao governo para ali estarem, de seguida melhores condições para os banhistas, garantindo sempre o espaço e o ambiente existente.
    Agora se é o Governo ou a Câmara a fazerem a obra isto é o que menos me interessa pois quero é a obra pronta.

    José Carlos Garcia

    ResponderEliminar
  6. Para quem não sabe, o Sr. José Carlos Garcia é o Presidente da Junta de Freguesia da Ribeirinha. Obrigado por ter aceite o convite para participar neste BLOG!

    Coloquei novas fotos neste post para ajudar na descrição do Porto. A última foto foi tirada do pequeno ilhéu, e dá uma noção geral do pequeno porto, embora a parte à direira esteja escondida atrás daquele outro ilhéu. Gostaria de arranjar fotos desse local, quem tiver, poderá enviar para o mail: soscostanorte@gmail.com

    Filipe Tavares

    ResponderEliminar
  7. Quando ouço falar em requalificações fico logo com os cabelos em pé. Porque normalmente vem mais betão, mais destruição.

    Espero que o presidente da Junta de Freguesia não queira apenas obra pronta. Se for mesmo para fazer obra que seja bem feita, que sirva as pessoas e não apenas os projectistas e as empresas de cimento e construção civil.

    Já agora, que haja uma discussão pública do projecto. A democracia não é eleger quem nos representa... deve ser, sobretudo, podermos participar em todas as decisões.

    TB

    ResponderEliminar
  8. Na minha opinião o porto deveria ser requalificado em termos pontuais, respeitando a sua traça original sempre que possível e dotando-o de valências associadas ao lazer.

    ResponderEliminar
  9. Vou reter uma parte de uma frase do senhor Presidente da Junta da Ribeirinha: "garantindo sempre o espaço e o ambiente existente."

    Penso que diz tudo. Peço ao sr. presidente, apesar de eu não ser da Ribeirinha, que não deixe que estragem aquele bonito local e que não o encham de cimento.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Maria Emanuel Albergaria7 de junho de 2009 às 00:15

    O Porto da Ribeirinha é um local muito bonito: A questão do lixo resolve-se com a educação das pessoas, explicando-lhes as consequências de o colocarem nos locais errados. Há muito a fazer nesta área: Educação, e não é só nas escolas , mas junto da população em geral, Aí as juntas de freguesia têm um papel fundamental, e as obras realmente importantes são estas, apetrechar os cidadãos para o verdadeiro exercício da sua cidadania. Muito se resolveria se estas fossem as prioridades, Quanto a obras: o mínimo indispensável à segurança das pessoas em geral e dos pescadores em particular.

    ResponderEliminar
  11. Porque não fazem uma réplica das portas do mar?
    Sim! Betao Betao E mais Betao,...
    Esse é mais um local histórico da nossa ilha, e pelos vistos todo esse governo deve sentir prazer em destruir o que nos é de bom a nossa herança.
    Amigos bloggers da Ribeirinha não deixem que destruem esse local estudem bem esse projecto, vejam os exemplos do Porto Formoso que nem ha palavras, a Caloura fizeram tanto que até para alem de mais uma riqueza destruida esta a colocar a segurança dos pescadores em risco. ABREM ESSES OLHOS E SEJAM OS PRIMEIROS A FALAR.
    Bem Haja!

    ResponderEliminar
  12. Volto a dizer que o melhor é não fazer seja o que for. Como diz a Emanuel, basta educar para a limpeza. Há muita droga e muita delinquência na Ribeirinha. Sou assaltado quase diáriamente, os ladrões vigiam-me para me roubarem depois de sair da quinta. Da ultima vez levaram até o esquentador da cozinha. Toda a gente de queixa mas Junta e câmara mais governo querem é betão para votos. Trabalhem pela freguesia em lugar de trabalharem pelos votos. Limpem a Ribeira, limpem, as ruas, façam formação para a limpeza e o ambiente, fiscalizem o abuso ambiental. Deixem-se de obras que não fazem nem falta nem mudam o futuro da Freguesia.

    ResponderEliminar
  13. Concordo plenamente, A Ribeirinha necessita de um trabalho a nivel Social de dimensões astronómicas.

    Mas continua a haver um projecto para a requalificação do Porto da Ribeirinha.

    ResponderEliminar
  14. Sr. Nuno Barata de certeza que não vive na Ribeirinha.
    Não é falta de insistência por parte desta Junta de Freguesia de se solicitar Á PSP mais policiamento para a Freguesia.
    Mas o que se constata é que o governo do seu partido que certamente votou, retirou toda a força á PSP e a justiça infelizmente está podre.
    Quem hoje em dia leva uma vida direita e paga os seus impostos não tem valor nenhum.
    não diga que a Junta só quer betão, não diga que é preciso varrer a Freguesia ou limpar a Ribeira, pois isto é o dia a dia das tarefas dos fiuncionários da Junta.
    Agora que é preciso mais civismo por parte de todos sem duvida que sim
    Quanto á questão do betão para dar votos, para mim esta teoria não péga, simplesmente porque estou ao serviço da população da minha Ribeirinha e não por interesses pessoais

    José Carlos Garcia

    ResponderEliminar
  15. Eu penso que a Ribeirinha precisa mesmo é de um Posto da PSP na zona da "CRUZ".

    ResponderEliminar
  16. Continuamos sem resposta da Secretaria Regional das Pescas, que nos foi indicada como sendo responsavel pela obra de Requalificação do Porto da ribeirinha. Ficaram de responder a um email, mas até agora... Será que há mesmo vontade de tocar no Porto ou foi só noticia para campanha!?!?

    fica aqui a pergunta.

    Esta dúvida irá merecer mais um telefonema na próxima 6ªF.

    ResponderEliminar
  17. Infelizmente continuamos sem saber quem são os responsaveis pela obra de requalificação do Porto da Ribeirinha, embora já tenha sido confirmado que o mesmo arquitecto responsavel pelos projectos da praia dos Moinhos, praia de Santana e esquadra da PSP, foi visto no pequeno portinho da Ribeirinha a fazer um levantamento. Isto leva-nos a concluir várias coisas.

    Já há arquitecto

    Há responsavel pela obra

    há qualquer coisa em desenvolvimento

    ... e nós continuamos sem saber de nada ...

    ResponderEliminar
  18. Ok, cá estamos com as novidades.

    A secretaria das Pescas confirmou por chamada telefónica que o projecto não é da responsabilidade deles. A senhora que me atendeu ainda alegou que nós pretendiamos fazer guerra entre as várias Secretarias. Nem vou comentar!!!

    Voltei a ligar para a Secretaria Regional da Ciencia Tecnologia e Equipamentos e confirma-se que de facto esta secretaria encomendou um estudio prévio a um projectista (não sabemos qual). Disseram-nos que foi pedido ao projectista que apresentasse várias propostas para que todas fossem analisadas e que depois iriam escolher uma para que procedesse então à elaboração de um projecto de execução. O SOS Costa Norta deixou claro que quer promover um debate público e um encontro com o Sr. Director Regional Miguel Costa antes que tomem qualquer decisão quanto ao projecto que irão seguir. No entanto não foi possivel falar com o Sr. Director ainda, mas aguardamos o seu contacto, caso contrário iremos nós contacta-lo dentro de alguns dias.

    Temos algumas perguntas:

    - calendarização deste processo???
    - Quem é o Arquitecto??? Urbanista ou Paisagista???
    - Estudo de impacto Ambiental
    - Plano de Praia / plao de pormenor
    - Consultaram geólogos, biólogos, associações ambientais???

    Queremos promover o debate Publico sobre este assunto antes que optem por qualquer projecto.

    Estamos a prever, que o Porto venha a sofrer grandes alterações nas suas encostas, que poderá resultar na criação de patamares (à semelhança de Agua d'Alto) e a instalação de redes anti desabamento de pedras.

    Achamo por bem, que participem na discução deste assunto!

    ResponderEliminar
  19. Garanto que o Assunto do Porto da Ribeirinha não será esquecido, é só uma questão geográfica e temporal, prevendo noticias para breve.

    Não iremos deixar o Sr. Secretário José contente decidir sozinho o destino daquela pequena maravilha.

    ResponderEliminar
  20. A Lagoa do Fogo é o que é e está como está precisamente porque os acessos são naturais, apenas a pé se pode andar e descer lá baixo. Dizem uns que o passadiço é para evitar o pisoteio de uma turfeira. Outros dirão que o passadiço de meio quilómetro em madeira é ridículo, que só servirá para atrair tótós de sapatinho de verniz e salto alto. O melhor seria deixar a Lagoa do Fogo sossegada, admitir mais Vigilantes da Natureza e o Governo Regional investir em outras coisas mais substanciais e úteis, como por exemplo a limpeza das ribeiras e dos calhaus. Este tema é demasiado interessante para passar despercebido. Por isso farei referÊncia(s) no Ondas3 (http//ondas3.blogs.sapo.pt), blogue de informação e reflexão sobre temas ambientais desde Janeiro de 2004. Octávio Lima

    ResponderEliminar
  21. Infelizmente contra a falta de civismo das pessoas muito ainda há por fazer. Relativamente a eventuais obras, acho que o melhor seria mesmo não fazerem nada.

    ResponderEliminar
  22. Deixem como está, ou façam uma intervenção mínima. E por favor aqui, na Maia, em qualquer lado tratem dos esgotos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  23. Penso que temos que fazer mais do que falar para não fazerem obras no porto da Ribeirinha na mesma linha que têm feito as outras. Temos que pensar numa maneira de intervir, antes de estar tudo feito. Vamos pensar nisto?
    Gasta-se sempre tanto no que não é preciso, onde está (sem demagogias) a educação ambiental? Ainda com tanta natureza á nossa volta, é essencial apostar nisto.

    ResponderEliminar
  24. Nao mexam para nao fazerem a asneira que fizeram no porto formoso

    ResponderEliminar
  25. ola... deviam fazer algo porque o porto da ribeirinha esta todo destruido. Aquilo mesmo com obras tudo posto no seu lugar, nao vai ser o mesmo que era. eu que sou habitante deste porto sei a convivencia que tinhamos e sei agora que neste ano neste momento o porto nao vai receber ninguem pelas maneiras que esta. Aquilo esta perigoso peço aqueles que nao conheçam e que gostavam de conhecer nao vaia la este ano porque ja disse e volto a repetir aquilo esta perigoso e a qualquer momento pode acontecer derrocadas... adeus..

    ResponderEliminar
  26. Gerações mais antigas com menos meios economicos sempre conseguiram manter o porto com vida a nossa geração com mais meios não faz um puto de nada. Se fosse na casa destes governantes que ouvesse alguma coisa já tinham desviado as verbas designadas para a população para seus benificios.Já é tempo para agir em prol desta maravilha que esta em vias de desaparecer dos mapas turisticos da freguesia e não venham que não há dinheiro que é mentira, se á milhões para as 7maravilhas, se á milhões para vir cá o presidente da america e muito mais porque não havia de ter pelo menos 1 para o nosso porto.

    ResponderEliminar