segunda-feira, 1 de junho de 2009

O GOVERNO ANUNCIOU A SUA INTENÇÃO EM REQUALIFICAR O PORTO DA RIBEIRINHA.

PLANO DE PRAIA - PORTO DA RIBEIRINHA

"José Contente anunciou o arranque de dois empreendimentos na cerimónia destinada a assinalar a conclusão das obras no ramal ao Porto da Ribeirinha, na Ribeira Grande, ilha de S. Miguel.

A conclusão da intervenção no ramal de acesso à zona balnear do Porto da Ribeirinha e ao miradouro da Ponta do Cintrão permitem potenciar o desenvolvimento de uma zona que constitui um dos cartazes turísticos no concelho da Ribeira Grande, considerou.

Segundo indicou, a beneficiação do troço de um quilómetro de via que liga a freguesia ao porto, além de contribuir para a melhoria das acessibilidades, suscitou já um estudo prévio para a requalificação do porto da Ribeirinha, muito apreciado para actividades desportivas e de lazer na costa norte da ilha de S. Miguel.

Com a futura requalificação desta zona, o porto responderá aos novos desafios de desenvolvimento dos Açores, porque “o desporto, aliado ao turismo e às questões ambientais, são também o novo modelo de encarar o nosso desenvolvimento”, disse José Contente.

O investimento, orçado em 623 mil euros, incluiu a implantação de um sistema de drenagem das águas pluviais, o alargamento da faixa de rodagem, a construção de muros de suporte e a repavimentação da via."


retirado de www.azores.gov.pt


9 comentários:

  1. O porto da Ribeirinha é "muito apreciado para actividades desportivas e de lazer", porque é o que é. Se fizerem asneira (como infelizmente tememos), deixa de ser "muito apreciado".
    De resto já começaram a destruír "um dos cartazes turísticos no concelho da Ribeira Grande", lacerando-o com asfalto!
    Para quê duas estradas?!

    ResponderEliminar
  2. O SOS Costa Norte, contactou hoje o gabinete do Sr. José Contente, a fim de apurar de quem era a responsabilidade desta intervenção. Fomos esclarecidos de que a Secretaria Regional da Pescas é que era responsavel pela intervenção prevista para este pequeno porto. Até ao momento ainda não conseguimos contactar o Gabinete do Sr. Marcelo Pamplona.

    Mais informações brevemente!

    F.T.

    ResponderEliminar
  3. Já conseguimos contactar o gabinete do Sr. Pamplona. Quem nos atendeu referiu que:

    "é como já lhe disse, eu penso que esse processo não é nosso"

    Mas ficou de confirmar esta situação com o Sr. Pamplona que se encontrava ausente. Prevendo responder ao nosso mail muito em breve.

    F.T.

    ResponderEliminar
  4. RECOMENDA-SE

    - PLANO DE PORMENOR

    - DEBATE PÚBLICO

    ResponderEliminar
  5. Tenho um medo horrível de obras de "requalificação", a julgar pela maior parte das outras obras. Não dá para deixar este lindo porto assim? Obras de requalificação, normalmente querem dizer betão, muito betão e interesses estranhos á natureza destes locais. Não deveria querer dizer ignorância, já que á partida os nossos votos deveriam ir para pessoas com sabedoria cujo o maior interesse seria um equilíbrio entre o que necessitamos e a defesa da natureza, tentando que a nossa pegada não destrua e sim melhore a nossa qualidade de vida "natural"

    ResponderEliminar
  6. vivi doze anos em S. Miguel e conheço o aquipélago todo. Tenho parentes d'antanho donatários e não donatários, sou romeiro do rancho de S. Pedro, PDL, e um carinho muito especial por S. Miguel. Tmabém já vivi nos sítios mais e menos desenvolvidos do planeta e o que tenho vindo a sssistir com o PS em S. Miguel não é uma desgraça, isso é a heroína. é uma penhora para quinhentos anos sobre uma natureza dura mas que nos tem sustentado e é um ex-libris da própria 'Natureza', não fossem o mau gosto e a hipócrísia económicae e social que inundam essas ilhas. Argumentos? são tantos e sobre tamanha lógica que os políticos actuais submergiriam sob a mais simples prova de facto, bastava incentivar uma discussão do tema com os poderes das Canárias, White, Fidji, Cabo Verde, Keys, etc e ter-me a mim como interlocutor e o Carlos César como contraditório, é que para a verborreia dele, eu chego... sequiserem uma prova , ele que nenha aí a publico debater o tema... comigo !

    ResponderEliminar
  7. Se voçês não mostrarem a raça de que são feitos o PS e a Maçonaria cilindram-vos com betão e um sistema de justiça à medida dos seus objectivos. É um fartar vilanagem, Viva o povo , mesmo que estupido e comandado por um dos seus pares, Viva. Eu não grito viva, grito abaixo, morte, aniquilação, extinção.!

    ResponderEliminar
  8. O melhor será passarmos para a acção, reunirmo-nos e não deixar que façam obras estranhas neste porto. Não quero que aconteça o mesmo que anda a acontecer em outros lugares. O choque mais recente foi em Porto Formoso, e já lá tá tudo feito. Era o Porto Formoso e está a deixar de ser. Já havia casas de banho e rampa, só precisavam de um pequeno melhoramento, mas claro, era preciso mais, mostrar obra. Neste porto, já sei que acontecerá o mesmo. Não vamos deixar. Irei fazer por isso.

    ResponderEliminar