quarta-feira, 3 de junho de 2009

"MONTE VERDE" OU "MONTE DE ESTERCO"

FELICITAMOS A CMRG PELA
RECENTE AQUISIÇÃO E INICIATIVA


UM PEQUENO PASSO

NO MANDATO DE RICARDO SILVA
UM GRANDE PASSO NA
HISTÓRIA DOS DOIS AREAIS DA
RIBEIRA GRANDE


Quinta-feira, 2 de Julho de 2009

Praias de Santa Bárbara e Monte Verde mais limpas

A Câmara Municipal da Ribeira Grande, através da Empresa Municipal “Ribeira Grande Mais”, acaba de adquirir a primeira máquina de limpeza e manutenção das praias de Santa Bárbara e Monte Verde.A máquina começa a operar já a partir desta sexta-feira, garantindo uma limpeza eficaz e rápida das zonas balneares de Santa Bárbara e Monte Verde, as duas com uma grande extensão de areal e muito frequentadas durante o Verão, anunciou a edilidade.Segundo o gabinete de comunicação daquela autarquia, a sua aquisição insere-se no Plano de Praia da Câmara Municipal, que visa valorizar e garantir a qualidade, conforto e segurança a quem procura as zonas balneares do concelho.Com o valor de aquisição de mais de 47 mil euros, esta máquina tem uma capacidade de limpeza até uma profundidade de 15cm e numa faixa de 210cm. A capacidade de depósito é de 1,52m3, suportando até 1700 quilos.O equipamento vai operar nas praias de Santa Bárbara e Monte Verde durante o período da manhã e/ou final de tarde, dado ser a altura de menor afluência. De forma gradual, a Empresa Municipal “Ribeira Grande Mais” vai adquirir novos equipamentos para garantir a limpeza das restantes praias do concelho, concluiu.

ATAQUEM OS ESGOTOS
E A POLUIÇÃO DA NOSSA RIBEIRA
É O QUE FALTA !

A Ribeira Grande é previligiada em termos de costa. A cidade cresceu em torno das margens de uma ribeira e a partir de uma costa lindíssima com areais, calhau e escarpas. O aspecto em que se encontra esta praia em pleno centro da Cidade é vergonhoso! Considerando o facto de que o mar também trás lixo, Há esgotos que persistem em desaguar nesta praia, e a ribeira dá o maior contributo para a contaminação desta zona balnear de grande interesse. Estão à espera de um projecto para os terrenos privados circundantes???? São zonas completamente distintas e separadas por uma via pública. A limpeza da praia, é da responsabilidade da CMRG.

ACTUEM NA PRAIA JÁ!
não basta dizer que vamos fazer parte das cidades saudaveis!!!

"Cerca de 200 surfistas de eleição vão estar na ilha de São Miguel para discutir o Azores Islands Pro 2009, uma prova de pontuação máxima, a contar para o Mundial de Surf e que se realiza de 15 a 30 de Agosto, na Ribeira Grande"

Cuidado com a imagem da Cidade!

O QUE INTERESSA NÃO É O TITULO
"CIDADE SAUDAVEL"
MAS SIM O QUE SE É NA REALIDADE.

21 comentários:

  1. A mim o que me espanta é a inércia das autoridades. Vejamos: O vice-presidente da Associação de Jovens Agricultores de São Miguel JOÃO WALTER MARTINS AGUIAR é proprietário de uma pastagem que fica ao lado de um reservatório de agua dos Serviços Municipalizados de Ponta Delgada. Ontem esse individuo pôs estrume nessa propriedade. A legislação estabelece que é PROIBIDO a colocação de estrume a menos de 50 metros de depósitos de agua para abastecimento publico, o que é o caso. Esse individuo, até pelas funções que desempenha, deveria dar o exemplo. Não o fez! Contactadas as autoridades - GNR-Brigada do Ambiente e PSP de CApelas - estas apenas o avisaram de que não podia fazer aquilo. O referido individuo, encolheu os ombros e quando estas autoridades viraram as costas, continuou a espalhar o estrume rente ao resevatório de aguas do SMPD. Ou seja, a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas farta-se de elaborar legislação que depois não tem aplicação prática. A não ser para estes tipos irem buscar subsidios e mais subsidios, Nós os que pagamos os nossos impostos e não vivemos à custas dos contribuintes estamos indefesos perante tipos como esse vice-presidente da Associação de Jovens Agricultores de São Miguel. Um autêntico LABREGO

    ResponderEliminar
  2. Compreendo o Desabafo, realmente é uma situação grave, mas este post destina-se ao debate sobre a situação actual do "Monte Verde" na Ribeira Grande.

    Espero que compreenda.

    F.T.

    ResponderEliminar
  3. Há uns tempos enviei um e-mail à CMGR a denunciar esta situação, e não obtive resposta. Bonito!
    A CMGR tem mesmo que resolver esta situação, embora eu tema a solução que eles adoptarem!
    Porque sabemos que quando esta gente mete mãos à obra, é um tal despejar betão!
    Fiquemos de olho neles.

    ResponderEliminar
  4. Isto até parece o areal de Stª Barbara a alguns anos atras,quando para lá ia surfar, cheguei a ver vacas mortas inchadas da agua sob o areal e nos dias de hoje é uma mais valia pra Ribeira Grande e São Miguel.
    Senhores Politicos o "conteudo" de uma Cidade Vila ou Freguesia, é o espelho de quem a governa. Entretanto o Concelho da Ribeira Grande fala por si, umas coisas boas e outras nem por isso Ex: a Freguesia do Porto Formoso esta a ficar numa fossalheira de todos os tamanhos, querem fazer tanto mas nao sabem como, e depois são orgulhosos e vao dar entrevistas que so servem pra encher os olhos de areia de quem pouco sabe.
    ps: os 500 mil euros que estao a estragar no monstro de obra da praia dos moinhos dava e crescia para construir umas casas de banho rusticas e limpar a praia do monte verde que está um nojo. Se o dinheiro saisse do vosso bolso talvez ouvissem mais o povo que ignoram e precisam dele pra receberem pra encher a barriga. Nao digo que sei mais que ninguem mas pois nao sei mas os olhos estao na cara para ver
    Bem haja!

    ResponderEliminar
  5. Como é possível estar esta praia assim, quando ao lado se vai realizar o Azores Islands Pro-2009 em São Miguel para o Mundial de Surf na Praia de Santa Barbara.

    Penso que a Câmara da R.Grande tem nas mãos uma oportunidade única de mostrar ao mundo que cuida da sua costa, e nestes 2 meses que faltam, faz o possível e o impossível para reordenar a praia do Monte Verde.

    JPedro

    ResponderEliminar
  6. Espero bem que tenham isso em consideração!

    ResponderEliminar
  7. Não basta só "mostrar ao mundo", há que ter dentro de nós o sentimento de tentar minimizar o lixo que produzimos, ou seja o que consumimos, o que compramos, tentar que a natureza persista. Acho que é preciso ter falta de cultura para achar que os Açores e principalmente São Miguel, são "natureza intacta" como divulgaram. Tem se um sentimento de impotência face ao comportamento da maior parte das pessoas e pricipalmente de quem nos deveria guiar, alertar, sim, os políticos, esses é que deveriam ser os nossos mentores, pois são eleitos para isso. Dito assim, parece inacreditável que a política seja isto que nos acontece. Este comentário é de alguem com pouca esperança numa mudança, mas na inércia é que não se pode ficar. Quem não luta por aquilo em que acredita, pensa que vive, mas não, é pura ilusão.

    ResponderEliminar
  8. Mais um blog que em vez de servir para servir o Concelho, está a servir para colocar um conjunto de "inverdades"!

    A praia do Monte Verde já foi alvo de 4 limpezas a fundo este ano. Vão fotografar para ver se está assim!

    Que tem um problema de esgotos...todos nós sabemos que é verdade...agora que a maior parte do lixo vem de todos nós...também é uma grande verdade!

    Ataquem quem continua a atirar lixo para a encosta...mesmo quando se está a fazer limpeza...ataquem quem suja as ribeiras...não...é mais fácil atacar quem tem estado a trabalhar para a limpar...

    Gostava que dissessem o que foi feito por aquela praia anteriormente? Limparam? Procuraram dar condições mínimas aos banhistas?

    Deixem-se de demagogias e façam uma critica séria!

    ResponderEliminar
  9. Quem Limpa deve ter capacidade para fiscalizar certamente, e quem fiscaliza, deve aplicar multas a quem polui. É assim que se faz nos paises evoluidos da nossa Europa, reservatórios de lixo por todo o lado, graves multas para quem polui.

    Não há educação???

    Aplicam-se as multas

    É a medida mais inteligente para quem gasta dinheiro a limpar. Mais vale prevenir que remediar!

    Assim se educa muita gente!

    F.T.

    ResponderEliminar
  10. PARA O SENHOR DO COMENTÁRIO DIA 11/6/0´9 ÁS 13H46
    CERTO O QUE DIZES, COM ESTA 4 LIMPEZAS, MAS NÃO TE ESQUEÇAS DE DIZER QUE FOI SÓ NA AREIA, PORQUE JUNTOS ÁS BERMAS NADA FOI LIMPO.

    DECERTO COM ESTE COMENTÁRIO FICARÁS A SABER QUEM SOU. É SÓ PENSAR UM POUCO. QUANDO ME VIRES FALA NO ASSUNTO

    ResponderEliminar
  11. Esta Camara tem feito nestes ultimos mais pela orla costeira da Ribeira Grande do que todas as outras juntas nos ultimos 25 anos.

    Foi a excelente requalificação da praia de Santa Bárbara, tornando um lugar quase marginal, num aprasivel ponto de encontro.

    É a requalificação do Bandejo, que englobará toda a costa da cidade e bela Praia do Monte Verde.

    Apontem-me lá, com excepção do mamarracho à pato bravo "piscina", o que foi que os outros fizeram?

    ResponderEliminar
  12. Caro Bloger, Eu pessoalmente acho o mamaracho das piscinas muito mau. Quero que fique bem claro aqui o seguinte:

    1- Lisongeamos o facto desta Câmara querer intervir na orla costeira da Ribeira Grande.

    2- O facto de a outra Câmara (PSD) ter feito tão pouco na orla costeira, é precisamente a razão pela qual não foi alvo de Criticas.

    3- Se bem me lembro ouve reclamações em relação às piscinas das Poças.

    4- A CMRG finalmente teve um presidente que soube olhar para os problemas da nossa costa, o que é certo é que o nosso descontentamento refere-se ao facto de não concordarmos com a estratégia estabelecida: algumas intervenções e projectos adoptados. Estamos a falar de obras que irão ficar para sempre na nossa paisagem.

    5- Obras em Lugares sensiveis, devem ser reduzidas ao minimo indespensavel, e não partir da ostentação e egocentrismo de um arquitecto ou Presidente da Câmara.

    6- muitas obras servem para saltar à vista dos cidadãos

    7- O que pretendemos é abrir a consciencia de quem nos governa, para que mude de atitude e promova o debate publico mais abrangente.

    8- A intenção aqui não é fazer ataques pessoais ou politicos. Vossa Excelência é que está a puxar a politica para aqui, quando ela não deve aqui entrar.

    9- Se condenamos alguém, esse alguém é a pessoa que toma decisões. Independentemente da sua raça, idade, preferencia sexual, origem ou cor politica.

    10- Lutamos por causas justas, actuais e devidamente fundamentadas. Aceitamos o seu ponto de vista e comprometemo-nos em esclarecer todas as suas dúvidas, Caso não aceite o que aqui dissemos, pode muito bem deixar de frequentar este BLOG.

    Obrigado

    Filipe Tavares

    ResponderEliminar
  13. O ponto 10 é esclarecedor.
    Aqui luta-se.
    Se alguem discorda, esclarece-se, ou melhor dito, catequiza-se.
    Caso eu não aceiteite a catequização, ou seja, o que aqui dizem, posso deixar de frequentar o blog.

    Mas isto é um blog ou uma madrassa integrista, onde se decora o Corão?

    ResponderEliminar
  14. Isto de limpeza tem muito que se lhe diga.
    Limpo não é quem limpa, limpo é quem não suja.

    Isto de mandar os outros limpar, neste caso a Camara, é bonito sim senhor.
    E nós o que é que fazemos por isso?
    Por acaso quando vemos uma lata no chão, nos damos ao trabalho de a juntar? Então porque é que mandamos os outros fazer isso?

    Meu caro, no lugar de protestar, enceta uma luta para educar. Aqui no teu blog.
    Contribuis muito mais para a limpeza da tua terra assim.

    ResponderEliminar
  15. Caro Anónimo

    1º é convenitente que leia o que foi dito anteriormente neste post. nomeadamente o comentário nº14.

    2º Não estamos aqui a pregar doutrinas, cada qual é livre de dar a sua opinião. Não me venha com esta do Corão num tom de que estamos a ser fundamentalistas, pois é o que parece.

    Porque não falou na Biblia???
    porque o Corão é desprestigiante???
    Já se esqueceu o que foi a inquisição???

    Só lhe fica mal tentar rotular esta acção, como tendo pretenções politicas, a meu ver, Vossa Excelência não deve ser inconveniente ao ponto de atribuir conotações negativas atravez de metáforas Religiosas. Porque isso leva-me a concluir que voce é preconceituoso.

    garanto-lhe que se ler o comentário 14 entenderá que a intenção é clara como a água.

    isto não é uma guerra aberta conta a Câmara nem contra o seu Presidente eleito democráticamente.

    Se desta forma contribuirmos para melhorar as decisões e a conduta dos nossos governantes, Iremos certamente manter esta acção!

    Obrigado

    ResponderEliminar
  16. Não tenho nada contra o sr. Ricardo Silva, mas a partir do momento em que ele é presidente da câmara, sim. Pois até penso que ele acha que está a fazer bem, de certa maneira, mas tambem não sou ingênua, a ponto de pensar que não estão envolvidos outros interesses, está instituído, infelizmente, no meio político estes outros interesses. Isto é muito sério, tenham consciência, acordem, é triste. ATENÇÃO! Esta câmara prepara-se para continuar esta política do betão. Por favor, sr Ricardo Silva, minimize os custos destas obras, faça com que não tenham tanto impacto nos lugares onde se inserem, faça só o que é indispensável para o nosso bem estar. Não sou fundamentalista. Mas posso lhe dizer que se não fosse uma pessoa com princípios, a vontade seria implodir algumas destas obras. Era muito bom que desaparecessem! Tambem seria bom que se instruísse um pouco mais sobre o que é um bom ambiente, porque não implica deixar de fazer o que é preciso, implica sim, deixar de tentar impressionar com este tipo de obras. Mais, arquitectos! Vocês estudaram alguns anos para fazerem projectos, tentem não pensar só no vosso ego e respectivo bolso! É uma crítica, é claro, mas é construtiva, espero que percebam isto! Espero não estar só a perder tempo. Mas tambem ficar calada é insuportável!

    ResponderEliminar
  17. Sr. Ricardo Silva, cuidado com todas estas obras que vêm a seguir, penso que terá que falar com o seu arquitecto nesse sentido, pois acho que tem vindo a piorar com o passar do tempo. Há tempos atrás, ele era bastante melhor. Presentemente falta-lhe uma certa humildade perante a natureza dos locais. Claro, é apenas mais uma opinião. Ainda bem que não é tudo mau, a obra dos areais penso que é um bom projecto. Mas cuidado! Nem tudo o que é requalificação implica grandes obras.

    ResponderEliminar
  18. Ricardo Silva, Falta-lhe humildade a todos os niveis. Isto é que é o problema.

    A sua falta de humildade, vontade de dar nas vistas e amizades que tem no Governo, são o ponto de partida para estarmos todos bem tramados.

    a Máquina Socialista da Ribeira Grande está bem oleada, e os seus adeptos apoiam-se independetementde se algo está bem ou mal.

    é caso pra dizer que estão presos. não têm poder de decisão, e dizem o que os dirigentes querem ouvir.

    ResponderEliminar
  19. Pois, o problema é que a maior parte das pessoas não dizem o que pensam, porque têm medo de represálias. Outras, votam mal, por ignorância. Tenho a certeza que se tivessem a real consciência de certas coisas, não seria assim. Como se vê, parece democracia, mas não é. O problema fundamental em todo este processo, tem a ver com a falta de consciência e respeito. Esqueçam as futilidades, ou seja, aa falsas aparências, a grande conta bancária, o carrinho do ano, a roupa de marca x ou y. Em primeiro lugar, deveria ser sempre alguns princípios básicos, assim, como respeito pelo que herdamos da natureza, o respeito pelas pessoas, a verdade em vez de mentiras. Riam se da utopia. O nosso mundo como está, está mesmo num bom caminho.

    ResponderEliminar
  20. TENHO de manifestar a minha alegria em saber que finalmente teremos uma limpeza adequada nas nossas praias.

    Resta arranjar uma solução para as ribeiras e esgotos que desaguam nas praias.

    um pequeno passo para uma Ribeira Grande melhor.

    ResponderEliminar
  21. O trabalho maior e mais dificil é resolver o problema das ribeiras e esgostos que persistem em contaminar toda aquela zona.

    Ainda na semana passada, a ribeira corria castanha, o que é normal depois de grandes chuvas, mas completamente carregada de uma espuma densa, que só me faz acreditar que seja poluição!!!

    Estarão algumas industrias, a aproveitar o aumento de caudal para deitar fora o que têm a mais???

    fica aqui a pergunta...

    ResponderEliminar