sexta-feira, 3 de julho de 2009

INIMIGO "SOS COSTA NORTE"

PULP 90% Fiction - Ficção 90% polpa!


SIMEIRA LOCAL OU G3:
SOS Costa Norte promove passeio pedestre pelo trilho Lombadas/Lagoa do Fogo.
Filipe Tavares irá acompanhar Ricardo Silva e Filomeno Gouveia guiando-os atravéz de um dos percursos mais interessantes em termos de paisagem natural e diversidade endémica. A previsão é de que apenas um consiga chegar à meta.

"MENSAL AÇORES" ARREPENDIDO
O director do Jornal "Mensal Açores" José Soares, convidou todos os signatários da petição "SOS Porto Formoso" para um jantar. Esta iniciativa tem como objectivo compensar os peticionários pelas difamações públicadas no mesmo jornal. Soares, alega que não teve muito sucesso nos atestados de toxicodependência e para compensar os peticinários servirá um jantar repleto de hamburgers à base de porco da india e pato selvagem.

"RIDE 4X4 NA LAGOA DO FOGO"
Membros da banda filarmónica "amigos dos açores" foram recentemente vistos a percorrer as margens da Lagoa do Fogo em MOTO4, aproveitaram o baixo nivel das águas para promover este tipo de actividade que não afecta a vegetação endémica do local. Não houve feridos.

"ABARRICADO NOS MOINHOS"
Filipe Tavares abarricou-se nos novos balneários da Praia dos Moinhos, para estudar o novo plano de contestação para os próximos tempos. É um dos lugares onde se sente mais inspirado para continuar a sua luta! O BLOG "SOS Costa Norte" está a ser gerido por um cozinheiro de um restaurante Indiano localizado no Martim Moniz em Lisboa.

"PROPRIETÁRIO CARIDOSO"
O Proprietário de um bar de uma determinada praia, que recentemente se apoderou da calçada de uma via pública e viu uma das suas casas ilegais ser restaurada pela autarquia, sentiu-se de consciencia pesada e fez uma doação avultada a uma instituição de caridade. O doador pediu o anonimato. (A pessoa em causa, é um conhecido contestatário de obras ilegais nesta misteriosa praia)

"SOS COSTA NORTE NA BOLSA DE VALORES CIVICOS"
Era um dos principais objectivos.

"TROCAS NO GOVERNO"
Vasco Cordeiro foi para o Ambiente, Alamo de Meneses foi para a Economia!

"SOS COSTA NORTE DIFUSÃO"
A "National Geographic" e "BBC WORLD" irão deslocar-se aos Açores durante o próximo ano para recolha de imagens para a realização de documetários que abordam a forma negativa como se tem intervido na Natureza da ilhas com recurso a fundos comunitários. A devastação do homem, a sua insensibilidade.

autor: anónimo
(texto enviado por email)

9 comentários:

  1. Bom... há coisas aí que não são de todo ficção! Como as trocas no Governo. Andam sempre a saltar de pasta para ver onde acertam. Entretanto quem se lixa somos nós!

    ResponderEliminar
  2. Cabe a cada um identificar os 10% reais!!!

    ResponderEliminar
  3. Este blog, foi-me sugerido por uma amiga.
    Compreendo as indignações mas devemos ver as coisas como são.
    Sou filho da terra e preocupa-me algumas coisas que aqui são ditas. Vou tentar opinar sobre alguns tópicos que aqui são discutidos.

    1º Parece que temos culpa por estar este tempo em pleno verão e no mês de Julho. Sim, é preciso investir no turismo.

    2º A futura SCUT para o Nordeste é necessária. A população do Nordeste merece evoluir e estar mais próxima dos centros de desenvolvimento. Desde pequeno ouço que o Nordeste é a 10ª ilha!
    Se vai passar por ali ou por aqui, isso só legalmente pode ser avaliado. É betão, é cimento, não interessa. É preciso. Não podemos ser hipócritas e dizer que a estrada actual, serve muito bem as necessidades actuais. Recordo que se um dia houver derrocadas nas estradas quer do sul, quer do norte, muitas freguesias e concelhos de São Miguel, ficam isolados. Acessos só por mar e por ar.

    3º As poças da D. Beija, que eu saiba, estão incluídas numa propriedade privada. Portanto, se o dono quiser fechar para mandar vir coreanas para fazer de estátuas, está no seu direito. Se devia ser, privado, NÃO. Mas agora o que fazer?
    Se querem que diga, prefiro como está agora, do que era antes. E se pagar, também não acho mal. Da última vez que lá tive, vi seringas no chão, preservativos, pacotes de batata frita, etc. Se não respeitam o que pode ser de todos, acho bem que cobrem para haver uma primeira selecção.

    4º O passadiço de madeira que querem fazer na lagoa do fogo, ainda não percebi onde e como querem fazer. Sei que quando era miúdo, era proibido descer. E que quando cá vinha de férias, eu e um amigo davamos a volta à lagoa com mochilas vazias, para fazer a limpeza das nojices que deixavam para trás. E actualmente, continua na mesma. Não há educadação e isso começa desde novos.

    5º O litoral costeiro das calhetas, rabo de peixe e muitas freguesias da costa norte, são abandonadas porque os presidentes de junta e de câmaras estão pouco se lixando para o que lá fazem. Se houvesse a tal fiscalização.. Não fazem nada porque têm medo de represálias dos moradores.

    6º As árvores que pretendem abater ou transplantar na estrada do norte, se é preciso, é preciso. Lembram-se das oliveiras do Alqueva? É a mesma coisa.

    7º Preocupa-me a poluição visual do governo e das câmaras. Um faz obra, lá está um cartaz horrível para todos verem que foram eles a fazer. Os outros fazem obra, mais cartazes a dizer o mesmo. E depois levam anos expostos até os recém nascidos saberem ler. Não queremos cartazes. Queremos condições de vida.

    ResponderEliminar
  4. Quanto às Scuts só tenho a dizer o seguinte:

    São um Mal considerado necessário para alguns.

    Vão reduzir 15/20 minutos ao tempo que demora a percorrer o trajecto Nordeste/Ponta Delgada. tempo este que não é nada significativo tendo em conta o investimento a fazer e a destruição na paisagem. Penso que a melhoria da estrada actual seria mais conveniente. Até do ponto de vista económico. Turisticamente é interessante ir de freguesia em freguesia. Esta medida vai favorecer cerca de 9000 habitantes e nada mais.
    Em termos de Segurança, na Costa Norte o Cenário não é como descreveu.

    Quanto às árvores que irão abater, em alguns casos pode-se recorrer ao transplante, como já se fez em outras situações. Poda-se a árvore, cava-se um grande buraco à sua volta, retira-se a árvore e planta-se noutro lugar. Esta seria uma atitude que revelaria uma enorme dignidade e respeito pela Natureza.

    Quanto ao Novoeiro VS Turismo, trata-se de uma piada, este post foi para descomprimir um pouco. No entanto tem algum tom de ironia, porque O Slogan de promoção turistica dos Açores em 2009 é precisamente "prepare-se para o melhor tempo da sua vida" este tempo, está confirmado de que se trata de tempo climatérico. Esta campanha veio para desmistificar o mau tempo que ocorre nos Açores.

    A meu ver, "Vende-se gato por Lebre".

    Cumprimentos e obrigado pela sua participação!

    Filipe Tavares

    ResponderEliminar
  5. Caro Filipe.
    Partindo do princípio de percamos 5 minutos a atravessar cada freguesia, rumo a Nordeste, são 15 freguesias, contando a partir da cidade da Ribeira Grande, até chegar ao destino. Ora, o que perfaz 75 minutos. São bem mais que os 15/20 minutos que menciona.

    Concordo que para o turismo, seja mais interessante mas esse turismo, é flutuante. Os residentes e são a metade da população açoriana, podem chegar ao extremo da ilha bem mais rápido. E o desenvolvimento do concelho do Nordeste será muito mais rápido.
    Dou-lhe exemplos.
    As escolas quase não têm professores, porque preferem não leccionar no concelho por este ser distante de tudo.
    Os médicos não se estabelecem no concelho, pelas mesmas razões. Ou vão a Nordeste uma vez por semana. É pouco.

    Caro Filipe, fala que esta estrada vai beneficiar 9000 habitantes. Decerto que sabe quandos habitantes tem as ilhas da Graciosa, Flores, Santa Maria ou São Jorge? Acha que é pouco?

    ResponderEliminar
  6. Caro Tito, eu nunca tive uma opinião bem formada em relação à SCUT para o Nordeste. É como já disse, São um mal considerado necessário para alguns.

    Os 15/20 minutos de poupança não são um número que me veio à cabeça, trata-se de um calculo que alguém fez e divulgou. Se actualmente demoramos 2h a chegar ao Nordeste percorrendo a estrada Regional, quando a Scut estiver pronta iremos demorar apenas 1:40h que se traduz em menos 20m. A conta é esta. A estrada Regional se sofresse algumas correcções de curvas e tivesse um piso em condições provavelmente poderia ser percorrida em 1:40m. No Continente há quem se desloque por maiores distâncias todos os dias para ir trabalhar.

    É claro que não sou da opinião que as pessoas vivam isoladas, e que o desenvolvimento não ocorra principalmente por falta de acessos. O que quero dizer sobretudo é que se a diferença de tempo for realmente 20 minutos, neste caso a SCUT será um desperdicio e destruidora da paisagem.

    Quanto ao desenvolvimento do Nordeste, sou a favor logo que não seja para descaracterizar aquilo tudo, porque o Nordeste é lindo e florido. Quanto à sua população é lógico que precisa de todo o apoio.

    Ainda não me convenci de que é realmente necessário construir esta SCUT, mas gostaria muito de ver as previsões, estatisticas, o número de utilizadores etc...etc...

    Será melhor para o Nordeste ou para Ponta Delgada???

    Mesmo pensando a Longo prazo, temos de saber se trará mais vantagens ou desvantagens??? É lógico que isso dependerá da Politica de Desenvolvimento pretendida. Sou um pouco cético em relação a esta Politica de Desenvolvimento.

    Filipe Tavares

    ResponderEliminar
  7. deviam construir um aeródromo no nordeste!

    ResponderEliminar
  8. Como podem destruir tanto a natureza, a paisagem, para poupar só 20 minutos? Isto é verdade? A população do Nordeste já se deu conta desta hipocrisia? Pois é, é a política da mentira camuflada. Parece que estamos todos acostumados. Vou divulgar isto por todo o Nordeste. Vamos "ver" o eles dizem. Estes governantes estão se a esticar!

    ResponderEliminar
  9. Prevendo que o mal neste caso mais uma vez já está feito, porque raio em tempo de crise se foi dar a empreitada das scud aos espanhois?
    Aqui ha gato!...

    ResponderEliminar