quinta-feira, 6 de agosto de 2009

MONTE VERDE OUTRA VEZ

Ribeira Grande Mais responde a crítica sobre Praia do Monte Verde

Açoreano Oriental - Regional | 2009-08-06

A Praia do Monte Verde na Ribeira Grande não é vigiada, mas tem todas as condições de higiene para receber banhistas, garante a Empresa Municipal Ribeira Grande Mais que gere as zonas balneares do concelho face à notificação da Autoridade de Saúde da Costa Norte.

A questão foi levantada pela Associação dos Amigos dos Açores que se queixou dos maus cheiros existentes na praia, provenientes da linha de esgotos que desagua nesta baia.

A Câmara Municipal da Ribeira Grande reconhece que a situação não pode ser resolvida de um dia para o outro, mas garante que está a fazer de tudo para não pôr em causa a saúde pública.

"A qualidade da água desde o início da época balnear tem sido boa. Portanto, nós aqui nunca levantamos qualquer tipo de problema ao facto das pessoas tomarem banho, porque nunca nos foi remetida nenhuma análise que pusesse em causa a saúde pública das pessoas", disse Marco Sousa, administrador delegado da Ribeira Grande Mais, à Açores TSF.

O grande obstáculo mesmo "é a chamada Levada onde alguns esgotos vão lá parar, é um facto, mas isto é um problema estrutural e que só será resolvido com a construção da ETAR (Estações de Tratamento de Águas Residuais) da cidade", evidenciou.

4 comentários:

  1. É de facto de louvar o esforço que tem sido feito pela CMRG e RG+ nesta praia. Este Verão pude comprovar que realmente a limpeza da areia tem sido eficaz e houve um aumento consideravel de frequentadores nesta praia. Só me entristece o facto de toda a encosta, coberta de vegetação, estar totalmente coberta de lixo, canos de esgoto a sair de algumas habitações bem como entulho de algumas pequenas obras privadas. Espero que tomem medidas para melhorar o aspecto desta praia, penso que se for feita uma limpeza a fundo nesta encosta, as pessoas também irão ter mais consciência e deixar de poluir.

    independentemente da ETAR e dos Planos que a CMRG tem para o Futuro, é necessário intervir rápidamente nesta encosta, recolher o lixo que está à vista, NO MINIMO.

    Onde há Lixo, aparece mais lixo.

    Lamento também um episódio que ocorreu nessa zona. Estava eu a passear com familiares na praia e deparei com dois Individuos de 20 e tal anos a disparar um espingarda de pressão de ar em plena praia, depois subiram a ribeira e foram dar tiros para o Parque INFANTIL!!!

    Não estamos no Faroeste. SOS Policia!!!

    ResponderEliminar
  2. Praia do Monte Verde – Denúncia
    5 de Agosto de 2009

    No dia 7 de Julho, os Amigos dos Açores – Associação Ecológica enviaram um ofício à Autoridade de Saúde da Ribeira Grande, com conhecimento ao Presidente da Câmara da Ribeira Grande, solicitando a sua intervenção para a situação actual de insalubridade que se vive na Praia do Monte Verde, mais precisamente na zona onde desagua [...]



    SABE BEM VER NOTICIAS DESTAS.
    ESPERA-SE AGORA QUE A CMRG TOME UMA MEDIDA QUE CORRESPONDA ÀS PREOCUPAÇÕES APRESENTADAS!!!

    ResponderEliminar
  3. NO AÇOREANO ORIENTAL!!!

    Qualidade da água no Monte Verde preocupa ecologistas

    “Amigos dos Açores” enviaram um ofício à Autoridade de Saúde da Ribeira Grande a alertar para a qualidade da água na praia do Monte Verde. Empresa Municipal diz que as análises efectuadas não corroboram essa preocupação



    A associação ecológica Amigos dos Açores enviou um ofício à Autoridade de Saúde da Ribeira Grande, com conhecimento à Câmara Municipal, a solicitar uma análise da situação que se está a verificar no areal da chamada praia do Monte Verde, junto à zona onde desagua o canal que alimenta os moinhos de água. É que, de acordo com os ecologistas, a qualidade da água naquela zona balnear poderá não ser a mais apropriada, por exemplo, para banhos. “Sendo esta uma zona de saída de águas impróprias para o uso balnear, pelo cheiro que emana, pelos detritos que arrasta, e mais grave, pelas descargas ilegais de águas provenientes da limpeza de fossas sépticas que nela fazem, é do nosso entender que a utilização da zona para uso balnear não é aconselhável para a saúde”, refere a associação no ofício remetido à Autoridade de Saúde da Ribeira Grande. Para além disso, “a envolvente do areal continua a ser objecto da falta de civismo reinante, com diversos depósitos de entulho, mesmo onde termina o asfalto. A limpeza do lixo na praia, apesar de ser feita, demora imensos dias a ser recolhida”, acrescentam. E ainda que reconheçam que a solução do problema da água esteja prevista a médio prazo, com a intervenção projectada pela construção de nova fase do Passeio Atlântico, os ecologistas apontam a necessidade de “providenciar informação de advertência para que os utentes daquela zona o façam de modo informado e consciente”. Empresa Municipal reage Confrontado com a denúncia dos “Amigos dos Açores, o presidente da Empresa Municipal “RibeiraGrandeMais”, que tem a seu cargo os assuntos relacionados com as zonas balneares do concelho, assegura que são feitas, através do INOVA e com uma periodicidade mensal, análises à qualidade da água naquela zona e que as mesmas não têm revelado quaisquer resultados que ponham em causa o usufruto do espaço. Em declarações ao Açoriano Oriental, Marco Sousa reitera ainda que a solução para o problema dos detritos já está equacionada. “Será a ETAR cuja obra já está projectada”, relembra. Ainda assim, até lá, garante, “será acatada a recomendação da Autoridade de Saúde” e será colocada uma placa na zona a alertar os frequentadores do actual estado da água. ||

    ResponderEliminar
  4. Muito bem, aprecio o facto de haver gente com coragem e determinação para expor os problemas da Ribeira Grande. Contestando o mal e elogiando o bem.

    Este blog é um exemplo para todos. É uma optima ferramente de apoio à autarquia.

    Mostra o que é preciso fazer e elogia o que tem sido feito.

    Os meus parabéns aos autores!

    ResponderEliminar