domingo, 21 de junho de 2009

Percurso dentro da Lagoa do Fogo - LOUCURA

NÃO TOQUEM NA LAGOA DO FOGO
A Câmara Municipal da Ribeira Grande, presidida pelo Dr. Ricardo Silva, apoia um projecto do Governo - Secretaria da Economia, para a contrução de um percurso pedonal em madeira dentro da Lagoa do Fogo.
O percurso irá ligar a saída do trilho pedestre que vem da Lombadas até à areia das praias da Lagoa do fogo. Para quem não sabe, será um percurso construido em Madeira, de cerca de 500 metros de comprimento e percorre a planicie onde se encontra a lagoa mais pequena dentro da cratera da Lagoa do Fogo.
Segundo informações recolhidas, a madeira já se encontra em S.Miguel, e será transportada da margem Sul para a margem Norte recorrendo a uma barcaça. Ao que parece, a proprietária dos terrenos não aceita que os camiões vão lá descarregar a madeira nas margens da lagoa, nós apoiamos a Senhora.
Os Escuteiros, deviam dizer rápidamente alguma coisa em relação a isto. Como sendo os grandes defensores Católicos da Natureza, penso que devem manifestar-se contra tal atentado.
Uma das soluções será marcar com estacas mais próximas umas das outras o percurso a percorrer, evitando que se construa esta solução que consideramos terrorista!!!
Como todos sabem, o que destingue a Lagoa do Fogo das outras Lagoas é precisamente o facto de se manter prácticamente intacta, e do nosso ponto de vista, esta pretenção da Câmara e Governo não é de todo a mais indicada.
Os acessos à Lagoa do fogo devem ser Limitados, por forma a preserva-la. O que existe é suficiente e não se deve juntar mais nada. O que precisamos é de mais vigilantes da Natureza, e de um sistema de contra-ordenação eficaz para o combate aos agentes poluidores.

Isto está cada vez pior!!! Que Raio de Politica Ambiental existe nesta Região???

A Lagoa do Fogo deve ser mantida como está!

É DESTA FORMA QUE DEPOIS ACONTECEM COISAS COMO A CATÁSTROFE DA FAJÃ DO CALHAU, QUE TEVE O CONSENTIMENTO DO NOSSO PRESIDENTE CARLOS CESAR

84 comentários:

  1. deixem a lagoa do fogo em paz, está bem como está, é um santuario. não se deve abrir novos caminhos, e os que existem devem ficar como estão. só precisam de ser recuperados de vez enquando por causa das chuvas ou de algum lixo que as pessoas deixam para trás.

    Deixem este lindo Santuário como está.

    BASTA DE INTERVENÇÕES.

    HÁ TANTO PRA FAZER NOUTROS LADOS!!!

    ResponderEliminar
  2. Deve haver um equívoco. A Câmara da Ribeira Grande não é tida nem achada na questão da Lagoa do Fogo pois esta é uma Reserva Natural e a sua gestão compete unicamente à Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.

    Tenho conhecimento da intenção de fazer um passadiço sobre a vegetação natural para evitar o seu pisoteio, num trilho que liga a Lagoa do Fogo às Lombadas.

    ResponderEliminar
  3. Estão doidos.

    Daqui a nada uma estrada.

    ResponderEliminar
  4. isto é a sério? há maneira de provar essa intenção?

    ResponderEliminar
  5. Pois, também faço a mesmo pergunta do Papio. Até porque, segundo informações recolhidas, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar irá realizar obras no trilho que liga a Lagoa do Fogo às Lombadas, o que não deixa de ser grave, principalmente porque vem de uma secretaria que tem orgulho na Fajã do Calhau Não podemos deixar que a Lago do Fogo seja mais um vitima, tal como a Fajã do Calhau, do Araújo e do João Dias (nos Rosais), da Praia dos Moinhos, do Porto do Porto Formoso, da Caloura e por aí fora, resta saber se essas tais obras (previstas) serão dentro Reserva Natural e devíamos culpar só a Secretaria!

    Quanto aos touros, até já colocaram um toiro no cartaz principal. Seria interessante se conseguissem uma imagem de esse mesmo cartaz. Claro que o Candilhes irá dar destaque a mais uma estupidez!

    ResponderEliminar
  6. Filipe, a secretaria responsável pela Fajã do Calhau foi a da Agricultura e Florestas. O seu s seu dono e o responsável máximo foi o presidente do Governo de seu nome Carlos César.

    ResponderEliminar
  7. Não é possível deixarem a natureza em paz? É preciso impor-se tanto assim á natureza? Porque não podemos apenas contemplar? Será que isto chama "turistas"? É capaz, sim,alguns, mas turistas que concerteza não sabem o que é natureza intacta, ou seja, estamos a privilegiar a ignorância. Vamos continuar assim, até quando?

    ResponderEliminar
  8. Um trilho, ainda por cima feito em madeira, faz com possamos chegar mais próximo da natureza e apreciar e desfrutar um ambiente puro.

    Os purismos, levados ao extremo, são tão perniciosos como os laxismos.

    Não percebo a verrobeia contra Carlos César, presidente que ainda há bem pouco tempo escolhemos para nos governar, muito menos contra o Dr. Ricardo Silva, um excelente autarca da Ribeira Grande.

    ResponderEliminar
  9. Hehe, olha-me este, deve comer do mesmo prato de certeza. amigo, olha a merda que tem sido feita!!! não percebes que estamos a andar pra trás e a perder as nossas preciosidades???

    estás cego???

    Fajã do Calhau!
    Porto Formoso!
    Praia dos Moinhos!
    Lagoa das Furnas!
    SCUTS - que estão a dar cabo de tudo!
    Porto da Caloura!

    e mais...

    Estás cego!?

    ResponderEliminar
  10. Os purismos tolos são bem piores do que os excessos.

    Fajã do Calhau
    Nomeou-se uma comissão parlamentar para doutamente estudar o caso. Procure saber as conclusões do trabalho e as posições tomadas por todos os partidos.
    Ainda ninguém, com pés e cabeça, apontou os impactes ambientais negativos desta obra.
    Porto da Caloura e Porto Formoso
    No tempo do meu bisaavô não havia lá nada.
    No tempo de meu avô construiram-se infraestruturas.
    No tempo de meu pai asfaltaram-se a estaradas.
    Hoje fazem-se as necessárias adaptações.
    Afinal era bom quando?
    No meu tempo?
    No tempo do meu pai?
    No tempo do meu avô ou no tempo do meu bisavô?

    Lagoa das Furnas
    A culpa de eutrofização da lagoa vem de quem?
    Deste governo?
    Do governo anterior?
    De todos nós?
    Entendamo-nos.

    Andando com os tempos, meu caro.

    ResponderEliminar
  11. Quanto ao Porto Formoso:

    O porto de Pescas, só tem 3 barcos a operar, e destruiram uma baia emblemática quando se tem o porto de Rabo de Peixe ali tão perto. De inverno muitos pescadores de Rabo de Peixe saiem pelo SUL, pelo porto de Ponta Delgada. e voce quer convecer-me que os do Porto Formoso não podem ter os barcos em R.Peixe????

    destruiram aquela baia, veja as fotos neste blog!

    Praia dos Moinhos:
    Havia soluções 5 vezes mais baratas e 5 vezes com menor impacto visual. Basta querer fazer que tudo se consegue. Mas a necessidade de criar aquela monstruosidade era outra. não seja ingénuo.

    Porto da caloura, devia-se ter mais cuidado no enquadramento dos edificios em determinados lugares. Ao que parece todas as edificações costeiras devem ser imponentes e vistosas, para que se perceba ao longe que esta ilha está colonizada.

    Lagoa das Furnas, é escusado fazer caminhos à volta da Lagoa e casas de observação em BETÃO e com FUNDIÇÕES dobre o leito da Lagoa. Existem outros tipos de arquitecura, existem materiais orgânicos.

    Não estamos aqui a tomar partidos e escolher cores. estamos a criticar as medidas que estão a ser tomadas pelo actual governo e governantes.

    Não é porque o outro governo fez asneira, que vamos continuar a fazer mais e pior.

    As "necessárias adaptações" a que se refere, são muitas vezes relacionadas com as contas bancárias dos Politicos ou apoios nas campanhas. Ou acha que nos açores não existe corrupção???

    Quanto ao tempo do seu pai e do seu avô, certamente irá concordar comigo:

    Com a evolução técnológica e arquitéctonica de hoje em dia, com os estudos de impacto ambiental e económico-sociais, por tantos e tantos assuntos terem sido já testados em outras sociedades, porque razão estamos nós com medidas e soluções da idade da Pedra! a proceder da mesma forma que os nossos pais e avós??? não evoluimos???

    Porque é que num mundo em que se debate constantemente, o aquecimento global, defesa dos animais, biodiversidade, ecologia, amazonia, recursos naturais, energias renovaveis, falta de água... nós, continuamos a intervir de forma egoista e estupida no melhor que nós temos.

    A nossa natureza é o que atrai os turistas. O governo gosta tanto de encher a boca a falar de turismo quando o proprio está a condenar o sucesso deste sector, com as medidas que tem tomado.

    conscientes e insatisfeitos somos nós aqui.

    inconscientes e satisfeitos são os nossos governantes.

    idependentemente da sua cor!

    ResponderEliminar
  12. Construir onde não é necessário não é purismo é ignorância é falta de senso, um absoluto disparate.
    Evoluir é também aprender com erros já feitos noutros lugares, não os repetindo.
    Há muito a fazer em prol do chamado desenvolvimento, mas não com betão, fero, madeira, pedra, festas a torto e a direito, etc. Desenvolvimento é um processo complexo e integrado, onde acima de tudo está a educação das populações, a sua participação cívica, a justiça social, a preservação do património, quer ele seja natural ou cultural.
    Chega de mal gastar!

    ResponderEliminar
  13. Já visitei sociedades muito civilizadas, e já contactei com muitos turistas. Gostava de poder exemplificar as caras que eles fazem em relação à forma como tratamos os nossos Açores.

    Realmente gostam da simpatia e genuinidade das Pessoas, mas partilham da ideia que há muito trabalho a desenvolver na educação das pessoas. Há muita ignorânicia, mas a culpa não é do povo. É de quem promove cada vez mais essa ignorância.

    O que é sério e urgente não está a ser feito.

    Estão a pensar no turista e a condicionar o turista aos locais que enfeitaram.

    O povo torna-se cada vez mais pobre e mediocre

    enchem-se as algibeiras dos Politicos e empresários do Turismo = Terrorismo

    ResponderEliminar
  14. A Sata sempre a arrecadar!!!

    Estamos a pagar todos a sua existência, caso contrário estava em tão maus lençois como a TAP!!!

    Viram hoje o debate do Turismo na RTP1???

    ResponderEliminar
  15. Mas onde é que esse Sr. presidente tem A CABEÇA????!!!!!!
    Ainda nao terminou uma fossalheira no Porto Formoso e logo começa a pensar em mexer com quem nao mexe com ninguem? A nossa querida Lagoa do Fogo é bela, por natureza nao precisa da PATA do DIADO para ser alterada em nada.
    Sr. Presidente em vez de investir onde nao precisa de investimento, invista em si e na sua forma de ver e pensar das coisas, vá ao psicologo.
    Por favor nao viu mais nada senão a nossa Lagoa do Fogo.
    Sao devido a pessoas desse tipo que a nossa terra/pais nao vai a lado algum.
    Certo que é preciso investir para o desenvolvimento, mas é DESENVOLVIMENTO e nao essas coisas que anda a efectuar. Nao sabe onde vai estragar mais dinheiro em vao.
    Depois entra outro presidente e diz que a camara esta cheia de dividas e que o dinheiro foi mal investido.
    Pobre de todos nós contribuintes, que levamos com isso tudo pelas costas.
    Se isso continuar assim, a delegação de turismo terá de substituir a frase publicitaria dos Açores e em vez de " Açores Natureza Magica" teremos "Açores Natureza Artificial Politica".
    Bem haja a todos!

    ResponderEliminar
  16. Isto parece uma madrassa de integrismo ambiental, onde se decora o corão.

    Isto parece um plenário da Al-Quaeda, onde se apontam armas ao Governo (que há uns dias escolhemos democraticamente para nos governar)e à Câmara da Ribeira Grande, na pessoa do seu presidente.

    "Crescei e dominai a Terra" disse Deus ao homem.

    De que nos serve um ambiente puro, enfiado numa redoma?
    De que nos serve existir um priolo, se não o podemos ver?
    De que serve termos lagoas lindas, se não as podermos admirar?
    De que nos serve termos água limpa, se não a podermos explorar?
    De que nos servem poças no mar muito bonitas, se não nos podemos banhar?

    Como em tudo na vida, há um meio termo para as coisas.
    Há que utilizar com racionalidade e, sobretudo, com sustentabilidade.

    ResponderEliminar
  17. Olhe caro Anónimo você é um perfeito Inconsciente!!! E pior, você é um ser perigoso para a sociedade porque pensa assim. Espero que o seu problema não seja uma epidemia.

    é precisamente graças ao facto do homem estar em todo o lado, que existe a extinção de espécies, a exaustão dos recursos naturais, a falta de água, o aquecimento global... etc...etc...

    Caso não saiba, muitas ribeiras dependem da Lagoa do Fogo.

    A Lagoa do fogo é o unico sitio em S.Miguel onde o acesso é verdadeiramente limitado.

    Quanto menos se promover passeios, e fazer da lagoa do fogo algo acessivel, mais ela irá sobreviver aos maleficios da Sociedade Moderna.

    Veja lá se começa a pensar mais na Natureza como ela flui, e na sua preservação, em vez de pensar em si.

    ResponderEliminar
  18. Há que saber usar com racionalidade as coisas.
    Isto não significa que as coisas, neste caso os recursos ambientais, não sejam usados de forma sustentavel.

    Que problema existe em dar-se um passeio junto à lagoa, desfrutar das suas belezas, de forma segura num piso de madeira, que a qualquer momento, pode ser retirado sem deixar rasto?
    É melhor deslocar-se de forma caótica no terreno e acampando, deixando pelo caminho lixo?

    ResponderEliminar
  19. Não, é melhor deixar a Lagoa do Fogo como está, com dificeis acessos, e quem vai lá é quem gosta mesmo da Lagoa e sabe tratar dela.

    NEM ACESSOS

    NEM PERCUSSOS EM MADEIRA

    NEM CAIXOTES DE LIXO

    ResponderEliminar
  20. Porque é que não fizeram o percurso à volta da Lagoa das Furnas em Madeira???? ham??? não conta???

    Porque é que não fizeram a obra na Praia dos Moinhos em Madeira e simples????

    ResponderEliminar
  21. Só estou a tentar mostrar o "outro lado" do problema.

    Já vi que as minhas ideias, mais do que impulsionar a discussão, incomodam.

    Agradeço ao dono do blog a paciência e o espaço.
    Até mais.

    ResponderEliminar
  22. Não incomodam nada, as tuas ideias estão pura e simplesmente a serem discutidas, afinal de contas é para isso que esse BLog foi criado!!!

    Serás sempre bem vindo para dizeres o que pensas!

    poderás inclusivamente, vir a mudar de opinião!

    ResponderEliminar
  23. Ja agora, aqui para o anónimo Religioso que disse o seguinte:

    "Crescei e dominai a Terra, disse Deus ao Homem"

    realmente, não acredito que deus tenha dito uma coisa destas, e se disse, foi sem pensar, porque a imperfeição da sua criação "O HOMEM" foi precisamente o ser mais perigoso criado por Deus.

    Olhem para a História da Humanidade

    Olhem para o estado em que se encontra o Mundo hoje em dia, cada vez pior, catastrófico.

    Sem dúvida a melhor criação de Deus foi a Natureza.

    ResponderEliminar
  24. Todos temos direito à opinião, são como as vaginas ... dá quem quer.

    Sobre a Lagoa do Fogo a ideia até agrada, já estive em muitos países de turismo da natureza e essa é uma solução muito utilizada porque disciplina por onde se porde circular, não se destroí o piso, a vegetação... logo estamos a preservar e esse é um ponto importante, porque preservar não significa impedir o uso. Preservar significa regularizar o uso para limitar o dano é preciso que se perceba isso.
    Além disso, não é por causa de um passadiço de 500metros em madeira que vá arrastar multidões para lá e ainda bem que o acesso à Lagoa do Fogo é privado e que a dona na sua avareza tem contribuido para a preservação da mesma (quem disse que a avareza não é bom?!). POrtanto a preservação da Reserva está bem e assim se vai manter, pelo menos é o que espero.

    Não é possível comparar as obras da Fajã do Calhau ou outras megolamonias, porque essas são destrutivas.

    Tenho que reconhecer que não admiro o estilo do Presidente da Câmara da RG, apesar de bem ou mal estar a tirar a Ribeira Grande do marasmo que foi durante decádas. Mas tudo na vida tem solução, as eleições são em autárquicas são em Setembro/Outubro e organizem-se os que são contra o dito presidente para que não seja novamente eleito.

    Por aqui também se falou dos impactos visuais de obras como as SCUT, se querem viver como à 100 anos atrás força eu apoio-vos, mas lembrem-se eu não quero viver. São obras necessárias (e quem achar que não, vá viver para o Nordeste e que venha à cidade 3 ou 4 vezes por semana ... vai mudar rapidamente de opinião). Novamente comparo com a Fajã do Calhau e aquilo sim é um desastre autêntico que nada traz ao progresso e conforto da população em geral.

    POrtanto, acho que há que distinguir o trigo do joío, há obras importantes que tem que ser feitas outras nem tanto. O porto da Ribeirinha é um caso, uma pequena intervenção (mínima) tudo bem, reabilitação NÃO!

    Tal como disse no início, esta é a minha opnião, sem radicalismos.

    ResponderEliminar
  25. Obrigado. Pela sua opinião.

    Já agora, se todos os caminhos de acesso ao leito da Lagoa são em terra e se todo o percurso das Lombadas para a Lagoa do Fogo é feito em Terra, não vejo porque motivo se há-de colocar um passadiço em madeira de 500m onde já existe um percurso em terra. Este percurso só precisa mesmo de estacas de marcação, daquelas que se utilizam nos trilhos. Isto é suficiente.

    Não há justificação para se sujar aquele lugar com passadiços de madeira que nada servem e que posteriormente poderão até servir de madeira para fogueiras de campistas clandestinos.

    Não é necessário gastar esse dinheiro.

    NÃO É NECESSÀRIO!

    ResponderEliminar
  26. O caminho de terra é escorregadio e de manutenção complicada.

    O caminho de madeira, para além de não ter impacte visual, possibilita um acesso regulado e é facilmente retirado quando se entender desadequado.

    Não vejo razão para tanto alarido.

    Um ambiente só é considerado puro, porque nós, seres humanos, sobre capazes de de o avaliar.
    Isto significa que o meio ambiente é função do homem, o único ser vivo com racionalidade.

    ResponderEliminar
  27. Carissimo, no Post está escrito - PLANICIE.

    já agora, conhece o trajecto???

    Se dentro da Lagoa do fogo você diz que é complicado, então neste caso o melhor é fechar de vez o caminho porque o trajecto entre as lombadas e a Lagoa do fogo, e nos termos em que avalia a questão, é que é realmente muito mais complicado que este, que é plano.

    O passadiço em madeira tem menor impacto visual? sim é verdade.

    Mas segundo o seu comentário, O Sr. considera que um dia possa ser facilmente retirado porque poderá vir a ser desadequado. Se tem esta prespectiva então não devia apoiar a construção do mesmo!!! Certo?

    Quanto ao último Parágrafo, revela um enorme nivel de egocentrismo que me recuso a comentar.

    Então não existem gaivotas naquele lugar???

    A Lagoa do Fogo é possivelmente o único Lugar nesta ilha que merece o tão afamado Slogan Turistico

    "PARAISO INTACTO"

    É preciso saber do que se está a falar. por favor!

    ResponderEliminar
  28. Bom dia !

    Antes de tudo só quero referir que esta "noticia" revela algumas fragilidades na veracidade do seu conteúdo. Relativamente ao Passadiço, posso desde já adiantar que apenas terá 200 m e que o seu objectivo é evitar que as pessoas pisem as turfeiras(como tem acontecido). Para quem não sabe este trilho ja existem há algumas dezenas, quiçá centenas de anos e foi inicialmente feito pelos lavradores com o objecitvo de passear as cabritas. A recuperação deste percurso nasce essencialmente na necessidade de manter a zona em condiçoes. A proposta feita dos tocos foi pensada e nao passou disso porque devido à falta de civismo as pessoas pouco se importam e preferem passar por cima da turfeira endémica. Só acho de lamentar aquilo que tenho lido aqui acerca deste trilho. Trabalho na área do Turismo e concordo com este trilho. Mais, a culpa disto tudo é dos turistas que nos visitam e alguns locais, pois foram eles que inicialmente abriram este percurso onde se encontra a turfeira que está a ser pisada durante anos. Acho ridiculo também alguns comentários aqui feitos relativos à matéria. Muitas dos comentários aqui feitos revelam um desconhecimento profundo da geografia e problemas do local.

    P.S. Não basta ser critico, é preciso dar alternativas baseadas na nossa experiencia (estou-me a referir aos tocos).

    ResponderEliminar
  29. Numa região civilizada o passadiço seria bem vindo. Agora, numa Reserva Natural ao abandono desde 1974 será mais um problema, para além das infestantes que por lá abundam.

    Aqui, o mais importante será a implementação de um Plano de Ordenamento da Reserva e a sua gestão eficaz, o que implica uma fiscalização efectiva.

    ResponderEliminar
  30. Parabéns Filipe

    O que mais falta faz nos Açoreso é a discussão e a participação.

    Sou adepto do passadiço, apenas quando a Reserva Natural deixar de estar apenas no papel. Até lá acho que qualquer não intervenção - a não ser a mautenção do que já existe e o combate às invasoras- é a melhor solução.

    Caso contrário. o chamado desenvolvimento sustentável fica apenas com um dos pés do tripé, a economia (para alguns).

    Teófilo Braga

    ResponderEliminar
  31. P.S.2 Esqueci-me de referir que neste momento na zona das turfeiras ja existe um trilho feito pelas pessoas que por "dá mais jeito", passam por cima das turfeiras. Será este passadiço tão prejudicial ????

    ResponderEliminar
  32. camarada, já fiz dezenas de vezes este caminho, pode-se seguir perfeitamente pelo caminho de cabras se for devidamente assinalado. correcto?

    ResponderEliminar
  33. Pois….tinha esperança que podia ficar de fora esta vez.
    Sou eu o monstro que sugeri a construção depois o trilho foi aprovado.
    Já podem começar me chamar terrorista ou outras palavrões que prefiro não repetir.
    Um inevitável aumento de visitantes provocava certamente um fenómeno chamado”ramificação de atalhos”.
    Os “grandes conhecedores” que gostam tanto de visitar a lagoa do fogo devem reparado que o nível das águas neste momento ta extremamente baixo e no caso normal a zona onde temos de atravessar costuma ficar com o piso enlameada. O que fazemos quando vimos um atalho molhada? Pois…andamos só um pouco ao lado para não molhar os nossos pezinhos ecológicos. Até um dia este novo caminho também começa ser molhadinho mas não tem problema. Afinal temos espaço para começar andar um bocado ao lado.
    E daqui a dias existe mais uma situação como já há muitos. E depois fazemos o que?
    Ah…..também houve alguém falar em aves nidificantes. A ave nidificante mais comum é a gaivota de patas amarelas, que tem os ninhos espalhadas na margem da lagoa incluindo na zona do passadiço. Que aconteça e o tal avinha é uma espécie que se alimenta principalmente nas lixeiras. Ele é um das grandes ameaças as outras como o garajau, que também nidifica esporadicamente na Lagoa. Mas a zona mais importante para as aves é a pequena lagoa a oeste, logo ao lado do tal caminho que as nossas especialistas gostam tanto. Aqui descansam e alimentam se aves verdadeiramente raras.
    São estas aves que precisam o sossego.
    Foi também por isso que o passadiço vai ser feito de forma evitar mais impactos negativos.
    E afinal qual tipo de passadiço estamos a falar?
    Largura apenas 50 cm. Cumprimento apenas 250 m e não 500.A altura apenas 10 cm, que é muito mais baixo do que a vegetação que ainda existe.
    Críticos são muito importante para nos mas tem de saber do que se fala. E se não sabem perguntam.
    Tenho sempre os ouvidos e olhos aberto a opinião de todos.
    Cumprimentos ecológicos.

    ResponderEliminar
  34. Caro Gerbrand, desde já, admiro o facto de ter vindo aqui esclarecer-nos sobre esta intervenção na Lagoa do Fogo.

    Realmente tudo o que aponta parece muito bem fundamentado.

    1º o percurso lombadas/Lagoa do fogo é percorrido sobretudo no Verão, altura em que o nivel das Águas é mais baixo e os solos mais secos consequentemente sem lama.

    2º qualquer turista que venha das Lombadas para a Lagoa do Fogo, um trilho que não é considerado facil, está disposto a molhar os pézinhos, desta forma considero que a sua ideia de colocar ali um passadiço só irá favorecer as Senhoras de Saltos altos.

    3º considero a questão das aves raras e a nidificação importante, por isso mesmo não se deve meter lá passadiço nenhum, deve-se sim usar o caminho de cabras que lá existe para fazer o trajecto até à lagoa. Esse caminho é muito facil de identificar e só precisa de uns marcos como se faz em todos os trilhos, para além do que está completamente seco pois aquela zona não é pantanosa derivado à existencia das turfeiras que são densas e sugam toda a água do solo.

    4º O senhor Gerbrand é um técnico que trabalha no projecto dos trilhos, tem de apresentar trabalho e assim o fez, quando os trilhos estiverem todos assinalados, tenho a certeza que o Sr. irá inventar mais trilhos e mais trilhos para manter esse trabalho.

    5º o que se devia pretender para a Lagoa do Fogo seria precisamente reduzir o nº de pessoas que lá vai. A meu ver deveriam eventuralmente acabar com o trilho que vai das lombadas para lá. estamos a falar da Lagoa do Fogo meu caro.

    A sua medida está a tornar mais facil o acesso e consequentemente será mais frequentado. Não me venha com histórias de AVES RARAS e Pézinhos na Lama.

    SUGIRO QUE FAÇAM UM TESTE ESTE VERÃO:

    FOTOGRAFEM O LOCAL, DEPOIS COLOQUEM OS PAUZINHOS PARA SINALIZAR DE 20 EM 20 METROS E NO FINAL DO VERÃO FAZEM A ANÁLISE. TURANTE O INVERNO QUALQUER PLANTA QUE TENHA SIDO EVENTUALMENTE PISADA, TERÁ TEMPO DE RECUPERAR.

    CONTEM QUANTOS TURISTAS PERCORREM ESTE TRILHO, PARA VER SE É DE FACTO NECESSÁRIO GASTAR LÁ DINHEIRO. NÃO É SÓ VIR COM A DESCULPA DOS SUECOS QUE SÃO MAIORITARIAMENTE DA 3ªIDADE E NÃO SE AGUENTAM A FAZER TRILHOS DESTES.

    O VOSSO PROJECTO SÓ IRÁ AUMENTAR O NUMERO DE UTILIZADORES. NÃO PERCEBE ISSO?

    FAÇA O TESTE ESTE VERÃO, NÃO CUSTA NADA.

    CONTE AS PESSOAS QUE PERCORREM O TRILHO
    COLOQUE OS PAUZINHOS
    ANALISE OS DADOS!

    cumprimentos
    Filipe Tavares

    ResponderEliminar
  35. OLima disse...

    A Lagoa do Fogo é o que é e está como está precisamente porque os acessos são naturais, apenas a pé se pode andar e descer lá baixo. Dizem uns que o passadiço é para evitar o pisoteio de uma turfeira. Outros dirão que o passadiço de meio quilómetro em madeira é ridículo, que só servirá para atrair tótós de sapatinho de verniz e salto alto. O melhor seria deixar a Lagoa do Fogo sossegada, admitir mais Vigilantes da Natureza e o Governo Regional investir em outras coisas mais substanciais e úteis, como por exemplo a limpeza das ribeiras e dos calhaus. Este tema é demasiado interessante para passar despercebido. Por isso farei referÊncia(s) no Ondas3 (http//ondas3.blogs.sapo.pt), blogue de informação e reflexão sobre temas ambientais desde Janeiro de 2004. Octávio Lima
    24 de Junho de 2009 8:26

    ResponderEliminar
  36. concordo com a estratégia referida.

    sim à monitorização antes da colocação do passadiço para ver se realmente é necessário. de qualquer forma acho que é completamente desnecessário...

    tenho dito

    ResponderEliminar
  37. Exmo. Sr. Directo Regional do Ambiente

    Na qualidade de representante do Movimento Civico "SOS Costa Norte" venho desta forma apelar à vossa atenção em relação à obra que aprovaram para a Lagoa do Fogo em S.Miguel.

    Gostaria que tivesse em conta a possibilidade de ao invés de instalar o passadiço em madeira que pretendem, considerassem a hipótese de marcar o "caminho de cabras" existente naquele local com os marcos tradicionais dos trilhos pedestres. O trilho Lombadas/Lagoa do Fogo é percorrido essencialmete no Verão, altura em que o solo naquele local encontra-se seco. o caminho de cabras existente no local, é facil de indentificar e de percorrer. Digo isto com base no que presenciei nas inúmeras vezes que fiz este percurso.

    Acreditamos que não é de todo necessário a intervenção que pretendem ver realizada, neste sentido gostariamos que avaliassem melhor a possibilidade de manter o percurso como está. Achamos que se trata de uma solução desnecessária tendo em conta o grau de sensibilidade daquele local. Desta forma gostariamos de sugerir que monitorizassem a frequência com que é utilizado aquele trilho, procedessem á marcação do trilho atravéz de pequenos postes a uma distância entre 30 a 50m uns dos outros, e analisassem no final do Verão se efectivamente houve estragos naquela zona. Acreditamos que qualquer dano que eventualmente ocorra a alguma vegetação ali presente, será completamente superado durante o periodo de Inverno.


    A Lagoa do Fogo é um lugar que tem muito poucos sinais da acção do homem, é uma zona de tal forma sensivel que se torna impensavel querer fazer o que quer seja naquele local. S.Miguel é grande e com muita diversidade mas gostariamos de oferecer à Lagoa do Fogo a possibilidade de ser Selvagem e única, sem a nossa acção.

    Limitar os Acessos é preservar o único lugar em S.Miguel considerado verdadeiramente intacto. A Lagoa sem nenhuma intervenção ficará saudável.

    Espero que compreenda e siga a nossa sugestão!

    Os melhores cumprimentos!

    ResponderEliminar
  38. Filipe

    Em primeiro lugar tenho de dar os meus parabems para a forma que foi escrito o seu ultima comentario.
    Em vez dos acusaçoes disparatados do inicio chegamos a um nivel de comunicaçao mais adulto.A Contra proposta concreta da sua parte e uma mais valia para todos,independentemente a minha opiniao sobre a mesma.
    Mas gostave só esclarecer uma questao que pareca gerar confusao.
    Quem inventa os percursos nao sou eu de certeza.
    O percurso faz parte de um conjunto de trilhos apresentados pelo os Amigos dos Açores a camara de ribeira grande.
    Os trilhos apresantados sao votados em conselho onde sao representados os diversas entidades publicos.Tambem 2 ONG`s ambientalistas fazem parte do conselho.Todos os vezes o conselho reunia os resultados sao publicados na comunicaçao social.A partir de aprovamente começam os trabalhos de preparaçao mas nao esquesa que um trilho divulgado atraves roteiros e internet provoca um melhor procura do que a situaçao actual.Foi por isso a nossa invençao preventivo.
    Qualquer maneira quem me conheça sabe que a preservaçao do ambiente tem uma importancia central em todo que eu faz.Acusar me de inventar trilhos para manter o meu trabalho e no minimo uma acusaçao menos corecto.
    Espera que tems tambem a coragem de admitir isto depois ter lido este explicaçao.

    Por outro lado gostaria que continua com o actos civicos, e manter o olho aberto em relaçao a todas as atentados ambientais destes lindas Ilhas dos Açores.Mas atençao!!!!Procuro em primeiro lugar informar-te bem,porque acusaçoes nao fundamentadas tiram a credibilidade das intervençoes.Comparar este projecto com uma estrada a Nordeste nao faço sentido nenhum.

    Cumprimentos e boms passeios

    ResponderEliminar
  39. Caro Gerbrand, em vez de se preocupar somente em chegar a um grau adulto de Discussão (não é correcto voce pensar que só depois da sua chegada é que se atingiu este grau), gostaria mesmo que se preocupasse em recomendar um periodo de monitorização do trilho, como lhe sugeri anteriormente. Em geral, os pontos estão muito claros, e o nivel da conversa bastante pertinente e aceitavel. Tendo em conta a medida que querem tomar, os comentários poderiam ser bem piores.

    Novamente recomendamos a marcação com postes, do caminho de cabras existente naquele local. Durante o Inverno ninguém percorre o trilho Lombadas/Lagoa do fogo, caso contrário a vegetação na Primavera não estaria tão fechada.

    Recomendamos que sigam a nossa sugestão.

    Façam o "tryout" este Verão.

    NÃO CUSTA NADA!

    Sabemos perfeitamente como se desenrolou este processo, e o que estamos a fazer neste momento é precisamente aquilo que deveria ter sido feito anteriormente. Publicamente.

    NUNCA SE OUVIU FALAR DA INTENÇÃO DE CONSTRUIR ESTE PERCURSO PEDONAL. AÍ É QUE OS SENHORES PECAM.

    Quanto à questão dos "Amigos dos Açores", confesso que O Sr. Diogo Caetano aprova, mas conheço elementos que não aprovam. para além do que a Associação Amigos dos Açores tem projectos apoiados pelo Governo, desta forma, sendo o passadiço um mal menor para esta Associação, ENTENDO que não queiram portestar contra. NÃO SE DEVE ESTAR SEMPRE A CONTESTAR O PATRÃO!

    Tenho a certeza que apoiariam a nossa ideia de monitorizar, marcar o caminho, e tirar as conclusões depois.

    Não se precipitem! e não custa nada voltar atrás. Quem ganha é a Lagoa do Fogo!

    enquanto nós, continuamos todos amigos sempre prontos para discutir mais questões, que de certeza que irão aparecer.

    abraço
    Filipe Tavares

    ResponderEliminar
  40. Já agora, gostaria que referisses quais foram as 2 ONG's ambientalistas do Concelho que votaram a favor desta vossa iniciativa???

    Não tenho nada contra os trilho, os outros trilho. Em relação à Lagoa do Fogo, já disse o que penso.

    NÃO SE TOCA SIMPLESMENTE EM NADA!

    EVITA-SE PASSAR POR LÁ E PROMOVER TRILHOS E ACESSOS À LAGOA! É O QUE NOS RESTA. E NÃO QUEREMOS FICAR SEM ELA POR CAUSA DOS TURISTAS QUE SEGUEM OS CAMINHOS QUE VOCES INDICAM.

    ResponderEliminar
  41. Anónimo disse...
    camarada, já fiz dezenas de vezes este caminho, pode-se seguir perfeitamente pelo caminho de cabras se for devidamente assinalado. correcto?
    SIM !

    Mas o passadiço é à chegada da LAGOA ! E nao no trilho das cabras...

    ResponderEliminar
  42. MAIS !

    Eu sinceramente tou farto deste tema... simplesmente ja deu para perceber que o pessoal que ta a acusar o governo e a mandar bitaites, nem sabe do que fala. Nem me vou dar ao trabalho de explicar. Tenho dito. Se querem dar nas vistas arranjem coisas com pés e cabeça. LOL tou mesmo estupefacto... falam sem saber e ainda tentam impor a sua posiçao mesmo sem conhecer os trajectos, enfim. Ser do contra é muito fácil. Ao que parece temos aqui muita gente licenciada em biologia, AH AH AH...

    ResponderEliminar
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  44. Caro Filipe,
    Sem querer poluir tão relevante discussão com assuntos paralelos, não posso, contudo, deixar passar um comentário seu, também ele paralelo e bastante inoportuno.
    Eu assinei a petição e sou totalmente contra o uso e abuso da Lagoa do Fogo e a favor da sua vigilância. Ainda assim, apesar de ser compreensível que os ânimos se exaltem quando se tratam assuntos que nos são tão particularmente queridos, não podemos perder o 'tino'. Quando se refere ao Gerbrand como um técnico que, para apresentar trabalho, 'inventa' trilhos e mais trilhos, está, no mínimo, a ser injusto. Quem o conhece pessoalmente, quer como indivíduo, quer como técnico, conhece a sua integridade e sabe que é uma das pessoas que não só mais tem defendido a preservação da natureza e da biodiversidade nos Açores, mas que mais TEM AGIDO no mesmo sentido. Despido de quaisquer interesses pessoais ou políticos, é uma das aves raras desta terra que não teme em dizer o que pensa, (e pensa sempre na defesa do património natural açoriano)e em colocar-se na linha de fogo contra vários atentados ambientais (inclusive, pondo em risco o seu próprio emprego)!! Muitos poucos se poderão gabar da mesma integridade e coragem, com igual modéstia.
    Na minha opinião, e não descurando o importante debate que aqui se trava, penso que deverá repensar o infeliz comentário que lhe dirigiu e agir em conformidade...
    Acima de tudo, respeito e seriedade, sobretudo por aqueles que mais o merecem.
    Luisa Madruga

    ResponderEliminar
  45. Olá a todos

    Peço desculpa ao Gerbrand, porque fui ofensivo num parágrafo em que menciono o seu trabalho e as suas itenções, mas a verdade é que Sr. Gerbrand trabalha e justifica o seu trabalho. Os trilhos esgotam-se e é preciso fazer qualquer coisa. Acredito nas suas boas intenções obviamente e sei que tem feito muito trabalho.

    Mas não o desculpo Gerbrand pelo facto de não sugerir que se faça a monitorização do trilho e sua marcação com postes ao longo caminho de cabras existente naquele local em vez de construir o tal passadiço.

    AO QUE PARECE O TRILHO DAS LOMBADAS/LAGOA DO FOGO ESTÁ ENCERRADO, NÃO ESTÁ A SER DIVULGADO.

    EU PENSO QUE DEVIAM ACABAR DE VEZ COM ELE, OU QUE FOSSE PERCORRIDO APENAS MEDIANTE A PRESENÇA DE GUIA.

    Quanto à associação "Amigos dos Açores" eu falo o que penso e digo o que penso, se o Sr. Diogo Caetano não concordar, lamento imenso. O que é certo é que O SOS COSTA NORTE actua a nivel Local - Ribeira Grande, o SR. Digogo Caetano deve ter milhares de problemas ambientais para ver e dar parecer. No caso da Lagoa do Fogo, poderão eventualmente considerar o passadiço um mal menor e para não estarem sempre contra o Governo, apoiaram o projecto. Não sei como discutiram esta questão, não sei se votam para decidir o parecer final da associação, Sei que recebem fundos do Governo.

    Será que os AA apoiam a proposta que apresentamos aqui???

    testem a eficácia dos postes de marcação, a culpa é vossa, porque fizeram o trilho e não colocaram os postes na zona em causa.

    O que a Lagoa do Fogo precisa no Verão é de um guia quase permanente. e multas, muitas multas!

    A REAL INTENÇÃO DESTE PASSADIÇO, PARA QUEM NÃO SABE, NÃO TEM HAVER COM A VEGETAÇÃO NEM SEGURANÇA. É PARA HOMOLOGAR O TRILHO ENTRE LOMBADAS/LAGOA DO FOGO QUE NÃO PODE SER DIVULGADO POIS TEM QUE OBEDECER A UMA SÉRIE DE CRITÉRIOS. DAI A MINHA IDEIA DE FECHAR ESTA HIPOTESE. QUE FIQUE COMO ESTÁ.

    JÁ EXISTE UM TRILHO DE ACESSO À LAGOA DO FOGO.
    BASTA DE TRILHO NA LAGOA DO FOGO

    BEM SABEMOS QUE OS TRILHOS SAO IDEIAS DOS AMIGOS DOS AÇORES. E A CMRG COMO QUER VER MAIS UM TRILHO E TER MAIS UMA DESCULPA PARA O INVESTIMENTO ELEVADO NO TURISMO QUER ENCHER O PAPEL COM PROJECTOS E PROJECTINHOS!

    FILIPE TAVARES

    Filipe Tavares

    ResponderEliminar
  46. SENHOR DIOGO CAETANO, GOSTARIA DE VER OS AMIGOS DOS AÇORES DO NOSSO LADO, TUDO É IMPORTANTE, ATÉ MESMO ESSE PASSADIÇO.

    POR CAUSA DE UM TRILHO TURISTICO???

    ESTAMOS A FALAR DA LAGOA DO FOGO MEU CARO!!!

    ResponderEliminar
  47. Hummm... agora percebi tudo!!!
    Segundo li, algures nesse blog, os AA mais Gerbrand (pessoa sem interesses políticos ... não estou a ironizar) propuseram um trilho que não apresenta condições para ser homolgado tal como está. Para descalçar a bota propoêm a criação de um passadiço.

    Sendo assim são os primeiros interessados na sua construção para resolver um problema de falta de experiência na avaliação do trilho, para não utilizar um adjectivo mais forte.
    Tratando-se de uma solução para remediar um erro humano, já não sou condescente com a opinião que apresentei neste post no dia 23 de Junho às 5h55. Alguém tem que ser responsabilizado, e isso não significa ir para tribunais. Não, não é caso para isso!! Mas ser responsável e a humildade (coisa que falta a muita gente) de reconhecer o erro e dizer "Não há passadiço!"

    João Fontiela

    ResponderEliminar
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  49. Estimado Diogo

    Como sabes não sou tenro de idade e dúvido muito seriamente que as pessoas que fizeram o trilho tenham mais anos de experiência que a minha idade. Alías se assim fosse não faziam a patetice de propor um trilho que implica a passagem por uma zona de endêmicas e que para as proteger implica alteração à paisagem que por mais minimalista que seja tem que ser feita.

    João Fontiela

    ResponderEliminar
  50. O que me entristece verdadeiramente é ver os Amigos dos Açores apoiarem esta decisão.

    Também no caso da Praia dos Moinhos esta Associação só disse uma palavrinhas tímidas quando a "missa" já ia no fim...

    ResponderEliminar
  51. A Lagoa do Fogo está intacta.

    É um absurdo construir um passadiço de madeira num lugar que está repleto de vegetação endemica só para viabilizar um trilho pedestre que tem de obedecer a determinados Critérios, e para fins túristicos.

    É como já disse: Turismo é construção e mais nada.

    No caso da Lagoa do Fogo, lugar altamente sensivel, acho essa medida totalmente inconsciente. A medida certa seria despromover a circulação de pessoas naquela área, nem que para isso seja necessário inviabilizar aquele trajecto. A Lagoa já tem vários acessos a mais e a meu ver o trilho Lombadas/Lagoa do Fogo deve acabar.

    qualquer pessoa que vá para aquela Lagoa seguindo pelo caminho do Miradouro Principal, pode penetrar no campo das tais endémicas como quizer.

    Entre fazer o passadiço e não autorizar o trilho, NÓS, GOZANDO DE TODAS AS FACULDADES MENTAIS, ACHAMOS POR BEM QUE NÃO SE AUTORIZE O TRILHO

    Novamente:
    Fassam a monitorização!!! Vá Lá amigos dos Açores, Se eu tivesse errado já tinha cedido. Vocês não o fazem porque o projecto dos trilhos é vosso e porque não querem ir contra a pretenção da Câmara de juntar mais um trilho à sua lista esquecendo completamente a virgindade da LAGOA DO FOGO.


    Filipe Tavares

    ResponderEliminar
  52. Estar na natureza, é a adaptar-se a ela, não é alterá-la. Deixem pelo menos esta lagoa em paz, já que as outras estão indo por "caminhos" cada vez mais errados. Alteramos tanto a natureza para vivermos "melhor", quando menos esperarmos, estaremos a viver bem pior. Há intervenções que têm que ser feitas, outras NÂO! A lagoa do fogo já tem um caminho, não precisa de mais.

    ResponderEliminar
  53. Nunca lá fui abaixo, mas não entendoeras coisas.

    Falam tanto em natureza intacta e a Lagoa do Fogo tem:
    - pontões de betão,alguns com estações meteorológicas
    - uma escadaria de madeira com escavação no solo entre o miradouro e a lagoa
    - acessos sobre as peninsulas
    - toda a mata de criptoméria das peninsulas, a criptoméria das matas foi introduzida

    Será mesmo um passadiço de 250*0,5 m de madeira que vai tirar a virgindade ao local?

    LOUCURA, não sei, mas acho que loucos talvez andem vocês!

    José Resendes

    ResponderEliminar
  54. Não sabia que a Lagoa do Fogo tinha tantos amigos.

    Tenho pena que esta vontade em defender a Lagoa o Fogo não se traduza em nada para além de mamdarem bocas neste blogue.

    Parecem-me ambientalistas NIMBY ou ecologistas de alcatifa.

    ResponderEliminar
  55. Ambientalistas aprovam passadiço na Lagoa do Fogo
    26 Junho 2009 [Regional]

    O ambientalista açoriano Teófilo Braga disse ao ‘Correio dos Açores’ que concorda com a construção de um passadiço em madeira, numa extensão de 250 metros ligando a praia da Lagoa do Fogo a uma mata de criptomérias no início do trilho pedestre Lagoa do Fogo-Lombadas a partir do momento em que a área protegida tiver um plano de gestão e uma fiscalização adequada.

    Ler mais em http://www.correiodosacores.net/index.php?mode=noticia&id=23982

    ResponderEliminar
  56. Quanto tiver um plano de Gestão e uma fiscalização adequada. Coisa que não existe.

    Já ofereci uma sugestão muito bem exclarecida e fundamentada. Basta experimentar.

    Tem o caminho de Cabras, marquem o caminho com os postes habituais!!! ESTÁ DIFICIL DE ENTENDER!

    ResponderEliminar
  57. Caro Sr João Fontiela.

    De facto já tinha desistido da minha participação na discussão.
    Alias, apenas queria esclarecer alguns pormenores e motivações técnicos que podia de alguma maneira ajudar os participantes de ter uma visão mais ampla sobre o assunto.
    Mas na sua ultima intervenção ficou um bocado baralhado e não só surgir me uma duvida em relação do que o senhor diz., mas também um mal entendido que gostaria de explicar mais uma vez.
    Peço desculpa que a minha forma de expressar, tanto como a compreensão nem sempre é totalmente claro por continua ter alguma dificuldade na língua Portuguesa mesmo depois 20 anos.

    O senhor diz que o trilho foi proposta por mim e os AA, mas já tentou explicar que o trilho não foi proposta por mim, simplesmente porque isto não me compete.
    Apenas tentei criar uma solução técnica para evitar danos com o inevitável aumento de presença humana DEPOIS a sua aprovação.
    A minha opinião pessoal em relação ao aprova mente do trilho nunca foi manifestado no fórum até agora e não pretende fazer como a minha participação apenas tive o objectivo de esclarecer motivações técnicas. Credito que a sua observação em relação a isto foi um mal entendido.
    Mas tenho de pedir também um esclarecimento que não percebi. O Sr João utilizou uma forma de gramática Português que não consigo descodificar. O que o Sr queria dizer exactamente com o frase (pessoa sem interesses políticos ... não estou a ironizar).
    Sinceramente não compreende. Agradecia muito se podia me esclarecer a minha dúvida.

    Cumprimentos
    Gerbrand

    ResponderEliminar
  58. Caro Gerbrand, eu ainda acredito que vocês irão pensar melhor sobre este assunto. Porque certamente não vão querer por em causa a qualidade do vosso trabalho com uma atitude tão inconsciente como essa do Passadiço!

    Voltar atrás e escolher outra solução como a que estamos a propôr, é um gesto de humildade, inteligência e reconhecimento. Nem se trata de admitir um erro mas sim de optar por uma solução mais amadurecida pelo bem da nossa Lagoa. A Lagoa do Fogo é minha, tua e de toda a gente. A nossa água do Presente e Futuro, depende deste lugar e quanto menos visitado for, melhor!

    Vamos organizar também em conjunto uma campanha para atacar as espécies invasoras. Temos de falar sobre isso. Já tive a oportunidade de falar sobre este assunto com um elemento dos amigos dos Açores.

    Filipe Tavares
    Abraço!

    ResponderEliminar
  59. A solução é ir la e arrancar o passadiço!

    ResponderEliminar
  60. Vais arrancar espécies a partir de Lisboa?

    Vais fazê-lo em conjunto com quem?

    ResponderEliminar
  61. Ao dono do blog

    Não é com esse espirito de guerrilha terrorista, misturada com ataques de pendor politico, que se contruibui para um melhor ambiente e para preservar a lagoa do Fogo.

    Muito pelo contrário.
    Contribui-se, isso sim, para extremar posições e piorar as coisas.

    ps: escrever palavras com maiúsculas é má educação. Soa a gritaria. Soa a discussão na esquina. Soa à prepotencia de quem fala alto e berra com o intuito de ter razão.
    Não é assim.

    ResponderEliminar
  62. Estimado Gerbrand

    A situação do passadiço não está completamente esclarecido. Já muito se escreveu neste blog e, para mim continua a não estar claro quem preparou o trilho. O facto de o resposabilizar foi por desconhecimento meu em relação ao seu papel em todo esse processo, e que desde já as minhas desculpas.

    ResponderEliminar
  63. Quanto às maiusculas, estas servem para destacar o que considero importante. Não é com a intenção de estar a gritar obviamente.

    Quanto ao facto de estar em Lisboa,sinceramente, está a ter má fé com esse comentário. até porque vou regularmente a S.Miguel.

    Em relação à Lagoa do Fogo:

    Pode ser grave errar, mas muito mais grave é não admitir o erro insistindo nele sem ser capaz de, com soluções, continuar em frente.

    Cumprimentos a todos
    Filipe Tavares

    ResponderEliminar
  64. Pois é, nem a lagoa do fogo é "natureza intacta", mas está melhor do que as outras, porque será? Não será porque o acesso é limitado por razões óbvias? E agora, querem começar a melhorar acessos para quê? Eduquem primeiro as pessoas antes de fazerem acessos, só depois é que se poderá pensar no assunto. Sim, porque depois das pessoas serem educadas, elas próprias chegaram á conclusão de que não é preciso mais nada, alem do que já existe.

    ResponderEliminar
  65. Não toquem na Lagoa do Fogo!

    ResponderEliminar
  66. http://planisferiodasilhas.blogspot.com/2009/06/passadico-na-lagoa-do-fogo.html

    ResponderEliminar
  67. NÃO TOQUEM NA LAGOA DO FOGO! Sr anónimo, não estou a gritar, só a falar um pouco mais alto, não é para calar a oposição, mas porque estou apavorada com tudo o que estão a fazer nesta ilha!

    ResponderEliminar
  68. Enganei-me, não é tudo o que estão a fazer, mas é quase tudo!

    ResponderEliminar
  69. Deixou de haver possibilidade de comentar em Anonimato. Infelizmente tenho assistido a comentários falsos numa tentativa de comrromper-me. optei por elimina-los.

    Filipe Tavares

    ResponderEliminar
  70. Aos que querem esclarecimentos, façam o favor de me enviar email para soscostanorte@gmail.com ou contactar 914646459 terei muito gosto e prazer em revelar-lhes a verdade sobre aquilo que estão a insinuar.

    Não quero aqui tentativas de corromper-me com informações que não correspondem à verdade, ainda por cima nem me conhecem.

    agradeço que entendam!

    Filipe Tavares

    ResponderEliminar
  71. ola a todos, tenho acompanhado este debate e estou um pouco mais satisfeita, parece-me que o discurso começa a ser mais positivo, educado, e de debate. Tava a ver que se começava a ser como os politicos, atacam-se uns aos outros e foge a atençaõ do problema e das possiveis soluçoes.

    parece-me que: seja como for ha pessoas a circularem la em baixo na lagoa de fogo; (ou entao interditava-se de vez o acesso, e ai conta para turistas ou locais ou seja quem for, mas ai eu teria pena de nao la poder ir de vez em quando),portanto sera melhor circularem por um so local do que em varios; portanto para este fim ate se calhar o passadiço em madeira sera melhor do que as estacas, estas sao mais susceptiveis de se transgredir do que o passadiço.

    pois é mas assusta quando se fala em intervenção na natureza... pensa-se logo o que é que vem a seguir???

    mas tb parece que a intervenção ja foi feita ha muito tempo,nao é de agora.

    Não sei ate que ponto, o ter um passadiço ou estacas vai aumentar o fluxo de pessoas la em baixo., e se na eventualidade aumentar tb nao me parece que sejam autenticas excursoes., e se o fizerem em cima de um passadiço tera muito menos impacto do que teria se nao o tivesse.

    enfim...comecei por ficar muito assustada com esta historia do passadiço, agora se calhar podera nao ser ma ideia uma vez que...seja como for, havera sempre pessoas a circularem la em baixo.

    cumprimentos

    e...vamos debater e nao atacar uns aos outros

    ana paixao

    ResponderEliminar
  72. Ribeira Grande, 1 de Julho de 2009

    Exmo. Sr. Director Regional do Turismo

    É certo que nos últimos anos o número de trilhos pedestres oficiais devidamente assinalados tem vindo a aumentar, contribuindo para a necessidade de responder a uma das principais procuras Túristicas na Nossa Região, o Turismo de Natureza. O movimento Civico “SOS Costa Norte” iniciou a sua contestação contra a construção de um Passadiço em Madeira no interior da cratera da Lagoa do fogo, criando uma petição que ja conta com 700 assinaturas e vem desta forma esclarecer os motivos pelo qual contestam esta obra.

    1º A Lagoa do Fogo é um dos poucos lugares da Ilha de S.Miguel que ainda se pode considerar intacto, sem acção do homem. É uma zona extremamente sensivel e virgem, é reserva Natural, Património Natural e reúne todas estas condições graças ao facto de ser muito pouco frequentada.

    2º A Lagoa do fogo abastece várias ribeiras da nossa ilha e fornece água a Localidades como a Ribeira Grande, Vila Franca do Campo, Lagoa, Ponta Delgada e Capelas.

    Nestes termos, consideramos que promover percusos pedestres nesta Lagoa, só irá contribuir para o aumento do número de visitantes e isto obivamente trará consequências graves no que diz respeito à sua preservação. Lamento alguma falta de visão das pessoas que apoiam esta obra por não reconhecerem a gravidade da solução que pretendem ver executada.

    Alegar que a construção deste passadiço é feita a pensar na segurança das pessoas e protecção das plantas é no minimo absurdo. A zona em questão é precisamente a parte final do trilho que vem das Lombadas, um trilho dificil de percorrer. Esta parte final onde pretendem construir o passadiço, consiste em percorrer uma planicie de cerca de 500m que não tem qualquer grau de dificuldade e o seu solo encontra-se seco durante o Verão. Em relação à protecção da vegetação do local, nós consideramos que o “caminho de cabras” existente no local é suficiente, é fácil de indetificar e de percorrer, desta forma, consideramos mal fundamentada a intenção de construir este percurso pedonal em madeira. O Percurso Lombadas/Lagoa do Fogo é pouco usado porque implica o tranporte das pessoas até às Lombadas e posteriormente a recolha das pessoas no miradouro da Lagoa do Fogo, Este percurso se for feito mediante a presença de um guia qualificado, o mesmo terá a responsabilidade de avisar a pessoas para não pisarem a vegetação endémica.

    O verdadeiro motivo desta construção, tem a ver com a intenção da CMRG em juntar mais um trilho à sua lista de ofertas Túristicas, mesmo que tenha de esquecer o grau de sensibilidade daquela Lagoa. Se não for construido este passadiço, o trilho não será homologado e consequentemente não irá constar na carta de trilhos Regionais. No nosso entender, é mais importante salvaguardar a Lagoa, nem que se tenha de esquecer o trilho em questão. No entanto, sugerimos mudem de estratégia, e abram um periodo de monitorização do Local, sinalizem todo o trilho com os postes habituais, na zona sensivel trace uma trajectória com os postes mais próximos uns dos outros ao longo do “caminho de cabras” (20 em 20m) e no final deste periodo avaliem se houve ou não estragos avultados no trilho. Consideramos que, mesmo que alguma planta tenha sido pisada, terá tempo suficiente para recuperar durante o Inverno, visto ser um periodo com um número de visitantes quase nulo.

    Colocamos em causa, a forma como foi deliberada esta solução. Questionamos a existência de estudo de impacto Ambiental e consulta de especialistas. Condenamos o facto de se continuar a fazer as coisas sem debate Público. Promover qualquer tipo de actividade na Lagoa do fogo será o principio do seu fim. Agradecemos que os responsaveis por este trilho ponderem a hipótese de recorrer a outra alternativa que defenda mais a Lagoa do fogo. O movimento “SOS Costa Norte” está disponivel para debater este assunto.

    Pedimos, encarecidamente que optem por outra alternativa.

    Os melhores Cumprimentos

    SOS COSTA NORTE

    Em nome dos 700 signatários
    Filipe Tavares 914646459

    ResponderEliminar
  73. Deviam ver o que fizeram nas Lombadas por causa deste trilho!!!

    Cambada de incompetentes.

    Sejam transparentes e não decidam sozinhos!!!

    F.T.

    ResponderEliminar
  74. Fico chateado de pensar que os meus conterrâneos, deputados na ALR pelo PS, Sr. José do Rego e Catarina Furtado se calhar são contra o passadiço na Lagoa do Fogo mas não se manifestam.

    Terão o rabo preso???

    ResponderEliminar
  75. Resposta à enumeração feita por Diogo Caetano num artigo Publicado no Jornal Correio dos Açores de 1 de Julho de 2009

    Tenho a dizer o seguinte:

    Ponto por ponto!

    1- A construção do Passadiço irá fazer com que se perca 125m2 de vegetação endémica, fora a devastação proveniente do transporte da Madeira e contrução do passadiço. O Passadiço não garante que as pessoas não andem fora do mesmo.
    2- Não podem afirmar que é a melhor opção, se nunca monitorizaram, nem marcaram devidamente o trilho.
    3- Se for para proteger a nossa grande reserva de água é preferivel não promover nem facilitar o trilho.
    4- A ideia de que a existência deste passadiço em Madeira trará mais vigilantes ao local é completamente surreal.
    5- Mesmo que não seja aprovado o trilho, é obvio que irá continuar lá. Certamente não será tão devastado como seria se fosse divulgado, pois o número de frequentadores seria francamente menor.


    SOS COSTA NORTE
    Filipe Tavares

    ResponderEliminar
  76. Que alivio, esta no Jornal Correio dos Açores do presente dia que a Quercus esta a contra a contrução do passadiço na Lagoa do Fogo!

    Bem Haja!
    Esse Mundo tá louco Srº Presidente não era melhor pedir a sua demissão?? Teria-mos paz pelo menos durante algum tempo! Já destruiu belezas suficientes e a orla maritima encontra-se cheia de lixo, Se olha pela sua casa como olha pelo conselho??!!...Bem... dá pra imaginar né!

    ResponderEliminar
  77. ALELUIA !
    Quercus defende restrições nas descidas à Lagoa do Fogo

    O núcleo de São Miguel da Quercus, que já fez saber que está contra a construção de um passadiço em madeira na Lagoa do Fogo, defende que, em alternativa, a aposta deveria recair numa marcação mais visível do trilho, com sinais em altura e mais próximos, de modo a orientar com segurança quem efectua o percurso e evitar erros no percurso. Em comunicado enviado à imprensa, a Quercus defende ainda que as descidas à Lagoa do Fogo e a realização do trilho referido deveriam ser permitidas “apenas com um guia licenciado para o efeito, o qual também daria informações úteis sobre a geologia, fauna e flora locais”. Como se não bastasse, a associação ambientalista considera premente a efectivação de uma acção fiscalizadora, “interventiva e penalizadora”, de todas as actividades que atentem contra o equilíbrio ecológico da Reserva Natural, dando como exemplo o acampamento ilegal, o corte de matas ou a circulação de veículos motorizados. Considerando a ameaça e os malefícios da propagação de espécies invasoras na Lagoa do Fogo, a Quercus alerta também para a necessidade de controlo das pragas e infestantes, como é o caso da população de gaivotas que, já é em grande número, e que, no entender da associação, “constitui motivo de preocupação, uma vez que associadas a outras espécies com elevada capacidade reprodutiva como os ratos, poderão levar a uma contaminação das águas”. Quercus apela à discussão pública Invocando o interesse da comunidade nesse tipo de intervenção, a Quercus sustenta que seria conveniente proceder-se à apresentação e discussão pública destes projectos. Uma estratégia que, sustentam os ambientalistas, permitiria “avaliar os potenciais impactes ambientais decorrentes desses projectos”, para além de facilitar a recolha da opinião dos cidadãos e até o envolvimento de especialistas de várias áreas técnicas.

    RETIRADO DO BLOG: TERRA LIVRE
    de Teófilo de Braga

    ResponderEliminar
  78. O Director Regional do Turismo afirma que foram feitos estudos exaustivos para chegar à conclusão de que era mesmo necessário o Passadiço!!!

    QUEREMOS VER ONDE ESTÃO OS ESTUDOS!
    PUBLIQUEM OS ESTUDOS!!!

    Quanto aos "Amigos dos Açores", viemos a saber que foram contratados pela CMRG em 2006 para apresentarem trilhos viaveis para o Concelho, agora não conseguem descalçar a bota. O Prof. Teófilo, homem experiente na matéria e membro desta associação mostrou-se sempre contra. O Diogo Caetano teima em apoiar o passadiço porque é um projecto deles.

    Francamente Sr. Caetano, penso que está na área errada. Estou muito desapontado com a sua postura no Correio dos Açores, parece que quer ser o único ambientalista da Região.

    Às vezes mais vale estar calado Sr. Diogo.
    A chamar os outros de ambientalistas de alcatifa??? a perguntar onde estavamos quando fizeram a Associção dos amigos da Lagoa do Fogo??? quer mesmo saber??? Pelo amor de Deus!

    Filipe Tavares

    ResponderEliminar
  79. Caro Filipe
    Sou associado dos Amigos dos Açores há longa data e sigo o trabalho com atenção.

    Não sei quem tem razão mas em 2006 era o Prof. Teófilo Presidente da Direcção e este até se pronunciou favoravelmente ao passadiço em http://www.correiodosacores.net/index.php?mode=noticia&id=23982

    O Filipe é que às vezes deveria estar calado!

    ResponderEliminar
  80. Caro António Medeiros, vosse não lê bem os artigos que utiliza como prova.

    Ando a falar à largos dias com o Prof. Teófilo e ele nunca concordou com a construção do passadiço.

    Se Leres bem, o artigo diz que o Pro. Téofilo concorda com o passadiço,

    "a partir do momento em que a área protegida tiver um plano de gestão e uma fiscalização adequada."

    Certo???

    ResponderEliminar
  81. CAROS SENHORES, ESTIVE A LER ALGUNS COMENTÁRIOS, E REPARO QUE ESTE SENHOR Gerbrand, DEVE DE TRABALHAR NA CMRG, AGRADECIA AO MESMO QUE COMENTASSE EM CASA OU NAS SUAS HORAS VAGAS, PORQUE EU DESCONTO E BEM, NÃO É PARA O SENHOR ANDAR NA NET NA HORA DE TRABALHO.

    QUANTO Á LAGOA DO FOGO, TEM DE FICAR COMO ESTÁ, MAS QUEM QUISER FAZER UMA CAMENHADA A PÉ TEM TODO O DIREITO DESDE QUE NÃO DEIXE LIXO ATRÁS.

    NO LUGAR DE ESTAREM A GASTAR DINHEIRO COM COISAS TOLAS, PONHAM 3 OU 4 FISCAIS A TOMAREM CONTAM, QUE ASSIM AO MENOS DÁ-SE TRABALHO.

    ResponderEliminar
  82. Estimado fuseiro

    O tom com que escreveu o post não me agrada - letras maísculas - e penso que também não agradou/agradará aos outros leitores.
    Para sua informação o uso abusivo de letras maíuculas em linguagem cibernética significa GRITAR!!!

    ResponderEliminar
  83. Quanto ao assunto, sou de opinião de não se construir nenhum passadiço no interior da Lagoa do Fogo.
    Quanto ao trilho, este deveria ser melhorado e marcado com os habituais postes.
    Já agora gostaria de saber como posso aceder à entrada do trilho a partir das Lombadas... Já visualizei o video do Sr. Filipe Tavares e gostaria de entrar em contacto com ele. Para este efeito deixo o meu mail: jcraposo@gmail.com

    Agradecia que me contactasse.

    Cumprimentos,
    José Raposo

    ResponderEliminar
  84. Caro amigo Fontiela,
    pensei que irias dar uma opinião sobre o meu comentário, e deixares as maisculas, desta vez foi em minusculas para teu agrado.

    ResponderEliminar